Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAUJO, JOSE ROBERTO-
dc.date.accessioned2020-04-29T13:29:01Z-
dc.date.available2020-04-29-
dc.date.available2020-04-29T13:29:01Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17347-
dc.description.abstractThe invention of the cyberspace has enabled people to establish and maintain contact with other ones of similar interests. But it was with the advent of social media and digital social networks that the perfect environment for this was built. On 01/25/2019, the city of Brumadinho has suffered from the rupture of a dam managed by Vale. Minutes later, the company's Facebook page was filled with comments from countless people in the comments section. Thus, this research proposes to study the following question: how does the public of the company Vale reacts to the company's publications on Facebook after Brumadinho’s case? The study was carried out through the reactions and comments of five publications selected. The method chosen was content analysis. As for the level of deepening, this research is characterized as an exploratory and quali-quantitative approach that it is categorized by bibliographic and documentary research. It is also classified as a case study in indirect observation. The investigation revealed that the organization's audience is incline to react negatively to the page's publications and that, in general, the subjects treated by users in the comments correspond to the subject of the post. Therefore, the public is classified as dissatisfied with the actions taken by the company.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Olavo Mendes (ccmd@cchla.ufpb.br) on 2020-04-29T13:29:01Z No. of bitstreams: 1 TCC - José Roberto - Todo mundo odeia a Vale.pdf: 2859118 bytes, checksum: 9c5440583782781b48e77d92b384af9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T13:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - José Roberto - Todo mundo odeia a Vale.pdf: 2859118 bytes, checksum: 9c5440583782781b48e77d92b384af9c (MD5) Previous issue date: 2020-04-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão de crisept_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectValept_BR
dc.titleTODO MUNDO ODEIA A VALE: UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPTIVIDADE DAS PUBLICAÇÕES DA COMPANHIA VALE NO FACEBOOK APÓS O CASO BRUMADINHOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Andréa Karinne Albuquerque-
dc.description.resumoO surgimento do ciberespaço permitiu que as pessoas estabelecessem e mantivessem contato com outros indivíduos de interesses semelhantes. Mas, foi com o advento das mídias sociais e redes socias digitais que se construiu o ambiente perfeito para isso. No dia 25/01/2019, a cidade de Brumadinho sofreu com o rompimento da barragem 1, controlada pela empresa Vale. Minutos após, a página do Facebook da companhia foi tomada por manifestações de inúmeras pessoas na seção de comentários. Dessa forma, esta pesquisa se propõe a estudar o seguinte questionamento: como o público da companhia Vale reage às publicações da empresa no Facebook, após o ocorrido em Brumadinho? O estudo é realizado através das reações e comentários de cinco publicações selecionadas. O método escolhido foi a análise de conteúdo. Quanto ao nível de aprofundamento, esta pesquisa se caracteriza como exploratória de abordagem quali-quantitativa, que se enquadra na categoria pesquisa bibliográfica e documental. É classificada também como um estudo de caso com observação indireta. A investigação revelou que o público da organização tende a reagir de forma negativa às publicações da página e que, em geral, os assuntos tratados pelos usuários nos comentários correspondem ao assunto da postagem. Por isso, o público é classificado como insatisfeito em relação às ações tomadas pela empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMídias Digitaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpq6.09.00.00-8 Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Roberto - Todo mundo odeia a Vale.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.