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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17360
Tipo: TCC
Título: Indicadores de rentabilidade: um comparativo entre as empresas do Novo Mercado e Mercado Tradicional
Autor(es): Xavier, Douglas Raphael Augusto
Primeiro Orientador: Almeida, Moisés Araújo
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar os índices de rentabilidade das empresas que compõem o segmento do Novo Mercado listados na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) comparativamente ao Mercado Tradicional. Como ambiente em que procedem operações e serviços ofertados pelas instituições financeiras, o mercado de capitais possibilita o fluxo de recursos monetários entre agentes econômicos. Os indicadores de rentabilidade avaliam os resultados das empresas, demonstrando o grau de remuneração. A amostra foi composta por 229 empresas de 2018, sendo que 99 (44,1%) participam do Mercado Tradicional e 130 (53,9%) do Novo Mercado. Realizaram-se estatísticas descritivas e teste de diferenças entre grupos. Ao utilizar a Margem EBITDA como indicador de desempenho, verificou-se que existe uma diferença estatisticamente significativa no nível de endividamento das empresas, denotando que as empresas do Novo Mercado geram mais recursos sobre suas operações. A análise descritiva mostrou melhor resultado em todos os indicadores estudados para o Novo Mercado, com exceção do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), que apresentou melhor desempenho para o Mercado Tradicional, podendo ser justificado pela permanência das empresas com Patrimônio Líquido Negativo. Portanto, conclui-se que as empresas que participam do Novo Mercado apresentam melhores índices de rentabilidade.
Abstract: This study aimed to analyze the profitability indexes of New Market segment listed in B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) compared to Traditional Market. As an environment in which operations and services offered by financial institutions proceed, the financial market allows flow of monetary resources between economic agents. Profitability indicators assess the results of companies, showing the degree of remuneration. The sample consisted of 229 companies from 2018, with 99 (44.1%) participating in Traditional Market and 130 (53.9%) in New Market. Descriptive statistics and differences between groups were performed. When using EBITDA Margin as a performance indicator, it was found that there is a statistically significant difference in the level of indebtedness of companies, denoting that companies in New Market generate more resources on their operations. The descriptive analysis was positive in all indicators for the New Market, with exception of Return on Equity (ROE), which performed better than Traditional Market, which can be justified by the permanence of companies with Negative Equity. The fore, conclude that companies that participate in New Market have better profitability indexes.
Palavras-chave: Índices de rentabilidade
Novo mercado
Mercado tradicional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17360
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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