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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17369| Tipo: | TCC |
| Título: | Finanças pessoais: um estudo sobre educação financeira dos servidores públicos da UFPB |
| Autor(es): | Ferreira, Fernando Vinícius da Silva |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
| Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as características do endividamento dos servidores públicos da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, o trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva não probabilística, com levantamento survey, sendo a abordagem de ordem quantitativa com o uso do Microsoft Excel e software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. A amostra se constituiu com 388 servidores da Universidade Federal da Paraíba. O questionário foi elaborado com 27 questões, divididas em 3 blocos. A primeira parte apresenta perguntas sobre o perfil da amostra. A segunda parte traz questões sobre endividamento e constituição das dívidas. A terceira parte traz questões sobre finanças pessoais. Quanto ao perfil socioeconômico, a maioria era formada pelo gênero masculino, casados, com vencimentos acima de R$ 6.000,00 reais e ensino superior completo com pós-graduação. Quanto ao endividamento, 77,32% afirmam estar com as contas em dia. 22,68% afirmam estar com dívidas em atraso atribuindo a falta de planejamento financeiro como principal motivo. O cartão de crédito se configura como principal tipo de dívida dos servidores. 70,36% dos servidores não utilizaram a opção do parcelamento do cartão de crédito. Mais da metade dos servidores não apresenta ou detém dívidas a pagar em até 2 anos. Quanto a educação financeira, 85,83% afirmaram ter seu controle de gastos. 84% dos respondentes afirmaram ter um nível de educação financeiro médio ou alto, entretanto, 24,57% dos servidores afirmaram não pesquisar sobre o tema. A renda fixa é o investimento predominante entre os servidores, demonstrando um caráter conservador nos investimentos. |
| Abstract: | This research aimed to analyze the debt characteristics of public servants at the Federal University of Paraiba. For this, the work was carried out by non-probabilistic descriptive research, using an assessment survey, with a quantitative approach using Microsoft Excel and software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. The sample was made with 388 servants from the Federal University of Paraiba. The questionnaire was designed with 27 questions, divided into 3 blocks. The first part with questions about the sample profile. The second part brings questions about indebtedness and constitution of debts. The third part brings questions about personal finances. As for the socioeconomic profile, the majority were male, married, with salaries above R$ 6,000.00 reals and a complete higher education with graduate degrees. As for indebtedness, 77.32% affirm that their accounts are up to date. 22.68% claim to be in arrears, attributing the lack of financial planning as major reason. The credit card is configured as the main type of debt on servers. 70.36% of the employees haven’t used credit card installments. Over half of the employees don’t own or claim to have debts to pay within 2 years. As for financial education, 85.83% affirm they have control over spending. 84% of respondents said they had a medium or high level of financial education, however, 24.57% of employees said they did not research the topic. Fixed income is the predominant investment among servants, demonstrating a conservative character in investments. |
| Palavras-chave: | Finanças Endividamento Educação Financeira |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17369 |
| Data do documento: | 31-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
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