Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17374
Tipo: TCC
Título: A percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba: um estudo sobre as deficiências no ensino e sua relação com a preparação profissional para o mercado de trabalho
Autor(es): Gomes, Niedja Marinho
Primeiro Orientador: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Resumo: Após anos de evolução social, as relações de trabalho na contabilidade se tornaram cada vez mais especializadas, buscando que o futuro profissional contábil se torne bem preparado no uso de suas habilidades. Diante deste cenário, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção dos discentes de uma IES a respeito da deficiência no ensino que recebem e sua relação com o mercado de trabalho. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem quantitativa, utilizando questionário in loco com 58 formandos do ultimo ano do curso de Ciências Contábeis da grade curricular de 2016. No questionário, buscou-se sintetizar o perfil dos graduandos, discernimento quanto as deficiências no ensino e inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados encontrados, demonstram que quanto as deficiências no ensino e inserção no mercado, os formandos acreditam que questões tributárias representam maior grau de dificuldade para o inicio de carreira, a falta de instalação física adequada é um fator que também compromete o processo de aprendizagem. Os formandos também acreditam que o curso de Ciências Contábeis traz boas oportunidades no mercado de trabalho.
Abstract: After years of social evolution, labor relations in accounting have become increasingly specialized, seeking that the future accounting professional becomes well prepared in the use of his skills. Given this scenario, this research had as main objective to identify the perception of the students of an HEI regarding the accounting education they receive and their relationship with the labor market. As for the methodology, it is a descriptive and bibliographic research with a quantitative approach, using a questionnaire in loco with 58 graduates from the last year of the Accounting Sciences course in the 2016 curriculum. deficiencies in teaching and insertion in the labor market. The main results found, demonstrate that as the deficiencies in teaching and insertion in the market, the trainees believe that tax issues represent a greater degree of difficulty for the beginning of their career, the lack of adequate physical installation is a factor that also compromises the learning process . Graduates also believe that the Accounting course brings good opportunities in the job market.
Palavras-chave: Discentes de Ciências Contábeis
Mercado de trabalho
Profissional contábil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17374
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMG30042020.pdf757,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons