Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17379
Tipo: TCC
Título: As dificuldades na construção do Trabalho de Conclusão de Curso: percepção de estudantes egressos do curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Santos, Ivana Regina dos
Primeiro Orientador: Melo, Victoria Puntriano Zúniga de
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem dividido opiniões entre os que vislumbram sua elaboração como forma de aquisição de competências e habilidades que ultrapassam o âmbito acadêmico e aqueles que veem apenas como obrigação para se conseguir a titulação desejada. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por estudantes egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus I, durante o processo de construção do TCC/Monografia enquanto disciplina, compreendidos entre os períodos de 2015.1 a 2019.1. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos se caracteriza como bibliográfica, documental e de levantamento. A amostra foi composta por 172 pesquisados, representando 37% da população investigada, as respostas foram obtidas através de questionário aplicado por meio eletrônico e impresso, o critério foi por acessibilidade. Observou-se quanto ao perfil dos participantes que depois de formados a maioria deles atuam em diversas funções de um escritório e poucos atuam em funções de comando e que durante o curso 95% deles tiveram que conciliar o estudo com alguma atividade remunerada. Ao levantar as experiências vivenciadas pelos participantes, constatou-se que houve baixa adesão por parte deles aos eventos científicos, programas de extensão, monitorias e treinamentos, descobriu-se que formatar o trabalho com normas da ABNT, obter os dados da pesquisa, redação do trabalho, formatação e análise dos resultados foram os quesitos em que apresentaram mais dificuldades, porém sentiram facilidade em entender as orientações propostas pelos orientadores. Identificou-se, que aqueles que escolheram com antecedência seus temas, orientadores e souberam conciliar seu tempo, tiveram desempenho melhor e não se sentiram tão inseguros quanto aqueles que deixaram para fazer essas escolhas mais tardiamente e que mais de um terço dos participantes não enxergaram a construção do TCC como fator que agregou valor a sua atuação profissional, vendoo apenas como uma obrigação para conclusão do curso. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem priorizar ações com vistas a inserir os discentes à pratica da pesquisa de maneira mais cotidiana e não apenas como um requisito para conclusão do curso.
Abstract: The Course Completion Work (CCK) has divided opinions between those who envision its elaboration as a way of acquiring skills and abilities that go beyond the academic scope and those who see it only as an obligation to achieve the desired degree. Thus, this research aimed to identify the difficulties faced by students graduating from the Accounting Sciences Course at the Federal University of Paraíba (UFPB) / Campus I, during the construction process of the TCC / Monograph as a discipline, between the periods of 2015.1 to 2019.1. Descriptive research, with a qualitative approach, was used as methodology, as the procedures are characterized as bibliographic, documentary and survey. The sample consisted of 172 respondents, representing 37% of the investigated population, the answers were obtained through a questionnaire applied by electronic and printed means, the criterion was for accessibility. It was observed as to the profile of the participants that, after graduating, most of them work in different functions of an office and few work in command functions and that during the course 95% of them had to reconcile the study with some paid activity. When raising the experiences of the participants, it was found that there was low adherence on the part of them to scientific events, extension programs, monitoring and training, it was found that formatting the work with ABNT standards, obtaining the research data, writing the work, formatting and analysis of the results were the items in which they had the most difficulties, but they felt easy to understand the orientations proposed by the advisors. It was identified that those who chose their topics in advance, advisors and knew how to reconcile their time, performed better and did not feel as insecure as those who left to make these choices later and that more than a third of the participants did not see the construction of the TCC as a factor that added value to their professional performance, seeing it only as an obligation to complete the course. It is concluded that Higher Education Institutions (HEIs) should prioritize actions with a view to inserting students into research practice in a more everyday way and not just as a requirement for completing the course.
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Dificuldades
Trabalho de Conclusão de Curso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17379
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRS04052020.pdf730,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.