Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17406
Tipo: TCC
Título: FAST-FOODIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: A COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA E MODERNIDADE LÍQUIDA
Título(s) alternativo(s): Fast-Foodization of Information: The Communication in Times of Cyberculture and Liquid Modernity
Autor(es): BORGES, CLARA ANDRADE
Primeiro Orientador: Maschio, Alexandre Vieira
Resumo: Nas últimas décadas, a Internet tem se tornado o principal meio de comunicação e disseminação de informações em todo o mundo, oferecendo uma série de vantagens que torna o seu uso fácil, rápido, acessível e proveitoso. Entretanto, o consumo de informações tem se tornado cada vez mais saturado, permeado por notícias de rápido consumo que pouco acrescentam no cotidiano de seus espectadores e que às vezes até passam despercebidas. Este trabalho contempla o fenômeno das informações fast-food , tentando encontrar nos conceitos de cibercultura (de Pierre Lévy), modernidade líquida e pós-modernidade (de Zygmunt Bauman), entre outros teóricos, os motivos que propiciaram seu surgimento e consolidação no mundo moderno, bem como entender seus lados positivos e negativos e teorizar sobre as possíveis soluções para alguns dos efeitos negativos deste fenômeno, visto que o mundo - tanto real quanto o virtual, da comunicação on-line e off-line - continua em plena transformação diária.
Abstract: Over the last few decades, the Internet has become the main mean of communication and dissemination of information around the world, offering a series of advantages that make its use easy, fast, accessible and profitable. However, the consumption of information has become increasingly saturated, permeated by fast consumption news that add very little to the daily lives of its viewers and sometimes even go unnoticed by them. This work contemplates the phenomenon of fast-food information, trying to find in the concepts of cyberculture (by Pierre Lévy), liquid modernity and post-modernity (by Zygmunt Bauman), among other theorists, the various reasons that propitiated its emergence and consolidation in the modern world, as well as to understand its positive and negative sides and theorize about the possible solutions for some of this phenomenon’s negative effects, taking in consideration that the world - both real and virtual, of online and offline communication - continues in full transformation every day.
Palavras-chave: Fast-food
Cibercultura
Modernidade Líquida
Pós-Modernidade
Comunicação
Redes Sociais
CNPq: 6.09.00.00-8 Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17406
Data do documento: 7-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fast-Foodização da Informação - Clara Andrade Borges - Versão Final.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.