Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1741
Tipo: TCC
Título: Curso e Tecnologia em Gestão Pública e curso do campo de públicas: análise exploratória comparativa de dados
Autor(es): MARQUES, Clovis da Cruz
Primeiro Orientador: MARANHÃO FILHO, Éfrem de Aguiar
referee1 : ANDRADE, Geraldo Magela
referee2: SILVA, Maria Daniella de Oliveira Pereira da
Resumo: O presente estudo anseia demonstrar o comportamento dos discentes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e dos cursos do Campo de Pública, traçando, ao final, um perfil do curso de Tecnologia em Gestão Pública (TGP), o que ocorreu por meio da análise exploratória comparativa dos dados fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI). Foi realizada uma análise quantitativa através de questionários, visando angariar informações junto às coordenações dos cursos do Campo de Públicas, especificamente acerca de questões envolvendo as variáveis eleitas como objeto de estudo e as relações entre os seguintes parâmetros: ano, forma e período de ingresso dos alunos; coeficiente de rendimento escolar (CRE); idade e gênero. O T-Student foi usado para comparação das médias de idade e dos coeficientes de rendimento escolar dos ingressos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública com os dados de cursos correlatos. O coeficiente de correlação de Pearson, também chamado de coeficiente correlação produto-momento ou, simplesmente, P- Pearson, foi aplicado entre as variáveis CRE e Idade. Verificou-se que é no turno noturno onde há o maior número de ingressos, sendo o gênero masculino maioria no total e predominante no turno noturno. Constatou-se, ainda, que o curso de Direito tem as maiores médias do CRE, e que a média do curso de Tecnologia em Gestão Pública é semelhante à média dos cursos correlatos. O T-student confirmou que a média de idade do Curso de TGP é alta em comparação com os cursos correlatos, e que a média do CRE dos cursos são iguais. O resultado do P-Pearson aponta que onde estão as maiores idades se encontram os menores CRE, em regra. No estudo verificou-se que o curso de tecnologia em gestão Pública está em consonância com os demais cursos do Campo de Pública.
Abstract: This study longs demonstrate the behavior of the students of the course in Public Management Technology, Federal University of Paraíba (UFPB) courses and Field Service, tracing, in the end, a profile of Technology course in Public Management (TGP ), which occurred through the exploratory analysis of comparative data provided by the Center for Technology and Information (NTI). We performed aquantitative analysis of questionnaires in order to gather information at the coordination of the Field of Public courses specifically on issues involving the variables chosen as the object of study and the relationships between the following parameters: year, form and period of entry students, school performance coefficient (CRE), age and gender. The T-Student test was used to compare the mean age and the coefficients of school performance tickets Course Technology in Public Administration with data from related courses. The Pearson correlation coefficient, also called product-moment correlation coefficient, or simply P-Pearson, was applied between the variables and CRE Age. It was found that the night shift is where there is the largest number of tickets, and males were most prevalent in full and the night shift. It was found also that the law school has the highest average of the CRE, and the average of Technology course in Public Management is similar to the average of related courses. The t-student confirmed that the average age of Course TGP is high compared with the related courses, and that the average CRE courses are equal. The result of P-Pearson points out that where the greatest ages are minors CRE, as a rule. In the study it was found that the technology course in public management is in line with the other courses of the Field Service.
Palavras-chave: CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UFPB
PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI)
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1741
Data do documento: 4-Set-2013
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCM08082017.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons