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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17410
Tipo: TCC
Título: O Programa Residência Pedagógica como política de formação inicial: a percepção dos residentes, preceptores e orientadores.
Autor(es): Thomaz, Jailma Souza
Primeiro Orientador: Xavier, Wilson José Felix
Resumo: O Programa residência Pedagógica (PRP) é uma ferramenta da Política Nacional de Formação de Professores que objetiva apoiar instituições de Ensino Superior (IES) na implementação de projetos inovadores visando estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com redes públicas de educação básica. E aperfeiçoar estágio supervisionado nos cursos de licenciatura adequando os currículos dos cursos de formação docente a BNCC. Pesquisas sobre o PRP, suas efetivas contribuições para a formação docente e para educação básica, ainda são poucas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a percepção dos sujeitos participantes do Programa Residência Pedagógica no curso de licenciatura em ciências biológicas, campus II, UFPB; acerca de sua implantação e de seu desenvolvimento inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. No que se refere aos procedimentos da pesquisa é classificada como pesquisa documental, de campo e participante. A pesquisa foi realizada com residentes, preceptores e orientadores, participantes do Subprojeto de Biologia da UFPB do Programa Residência Pedagógica. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram grupos focais, para residentes e orientadores. E entrevistas individuais para os preceptores. Os resultados mostram que na percepção dos sujeitos, as questões mais relevantes em relação ao PRP são referentes às contribuições que o programa trouxe para a escola campo, para a formação dos residentes e a proposta inovadora do programa. Na percepção dos sujeitos os objetivos do programa de contribuir para melhoria na qualidade do ensino da escola campo não foram atingidos totalmente: se por um lado houve contribuições no aperfeiçoamento da prática docente do preceptor, por outro, os sujeitos afirmam que a contribuição para a melhoria na aprendizagem do aluno não foi significativa. O programa também permitiu aos residentes uma formação prática mais eficiente, contudo, ficou aquém das expectativas quanto às formações teóricas reflexivas. Além disso, os sujeitos apontam que no PRP não houve a inovação esperada, e, que, a busca excessiva por inovação metodológica, sem levar em consideração a realidade da escola, pode ter atrapalhado o desenvolvimento do programa.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (PRP) is a tool of the National Teacher Education Policy that aims to support Higher Education institutions (HEIs) in the implementation of innovative projects aimed at stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses, in partnership with public networks basic education. And improve supervised internship in undergraduate courses adapting the curricula of teacher training courses to BNCC. Research on the PRP, its effective contributions to teacher training and basic education, are still few. In view of this, the present work has the general objective to understand the perception of the subjects participating in the Pedagogical Residency Program in the biological sciences degree course, campus II, UFPB; about its implementation and its initial development. It is a qualitative, descriptive and exploratory research. Regarding research procedures, it is classified as documentary, field and participant research. The research was carried out with residents, preceptors and advisors, participants in the Biology Subproject of UFPB of the Pedagogical Residency Program. The instruments used for data collection were focus groups, for residents and advisors. And individual interviews for the preceptors. The results show that in the subjects' perception, the most relevant issues in relation to the PRP are related to the contributions that the program brought to the rural school, to the training of residents and the innovative proposal of the program. In the perception of the subjects, the objectives of the program to contribute to improving the quality of teaching in the rural school were not fully achieved: if, on the one hand, there were contributions to the improvement of the preceptor's teaching practice, on the other, the subjects affirm that the contribution to the improvement student learning was not significant. The program also allowed residents to have more efficient practical training, however, it fell short of expectations regarding reflective theoretical training. In addition, the subjects point out that in the PRP there was not the expected innovation, and that the excessive search for methodological innovation, without taking into account the reality of the school, may have hindered the development of the program.
Palavras-chave: Formação de professores.
Políticas Nacionais de Formação Docente.
Residência.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundametais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17410
Data do documento: 22-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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