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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, Maria Emanuelly Oliveira de-
dc.date.accessioned2020-05-06T12:49:08Z-
dc.date.available2019-06-06-
dc.date.available2020-05-06T12:49:08Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17411-
dc.description.abstractAging has ceased to be understood only as a biological phenomenon and is recognized as a condition that can be technologically retarded or avoided through biopolitical investments to preserve and maximize the body. Media vehicles aimed at body care seem to play an important role in this process of rationalization and dissemination of anti-aging discourses. In this context, we question: from what strategies of knowledge and power does the printed media directed to the body care present the anti-age as a normative logic in the practices of self care? Our goal is then to identify and analyze these strategies that present anti-age as normative logic. This is a qualitative research, with Foucault's theory as the guiding reference. The covers of the editions of the year 2015 of the magazine BOA FORMA were used as corpus. We identified that the magazine presents a idea of a "not old" body associated with vigor, strength, thinness, curves, muscular firmness in detriment of the fat and sedentary lifestyle that are associated with aging. Physical exercise is used by the magazine as a central element in the concretization of an "attitude of good shape", a mode of subjectivation that uses young (or apparently young) body production as support.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2020-05-06T12:49:08Z No. of bitstreams: 1 MEOM25062019 - ARTIGO.pdf: 1374086 bytes, checksum: e6ff98823b0ad77bfcc5f09069dac118 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-06T12:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEOM25062019 - ARTIGO.pdf: 1374086 bytes, checksum: e6ff98823b0ad77bfcc5f09069dac118 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofEducação Física e o discurso sobre antienvelhecimento na revista Boa Formapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAntienvelhecimentopt_BR
dc.subjectBoa formapt_BR
dc.titleEducação Física e o discurso sobre antienvelhecimento na revista Boa Formapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO envelhecimento tem deixado de ser compreendido apenas como fenômeno biológico, sendo reconhecido como condição passível de ser tecnologicamente retardada ou evitada mediante investimentos biopolíticos para preservar e maximizar o corpo. Veículos midiáticos direcionados aos cuidados corporais parecem ter um papel importante neste processo de racionalização e divulgação de discursos antivelhice. Neste contexto, questionamos: a partir de que estratégias de saber e poder a mídia impressa direcionada aos cuidados corporais apresenta a antivelhice como lógica normativa nas práticas de cuidado de si? Nosso objetivo então é identificar e analisar essas estratégias que apresentam a antivelhice como lógica normativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a teoria de Foucault como referencial condutor. As capas das edições do ano de 2015 da revista BOA FORMA foram utilizadas como corpus. Identificamos que a revista apresenta uma noção de corpo “não velho” associado ao vigor, força, magreza, curvas, firmeza muscular em detrimento da gordura e do sedentarismo que estão associados ao envelhecimento. O exercício físico é utilizado pela revista como elemento fulcral na concretização de uma “atitude de boa forma”, modo de subjetivação que utiliza a produção de corpo jovem (ou aparentemente jovem) como suporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

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