Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17418
Tipo: | TCC |
Título: | Bacharelado em Ciências Biológicas no Brasil e na Inglaterra: um estudo comparativo entre estruturas curriculares. |
Autor(es): | Gonçalves, Ana Cláudia de Melo |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Mário Luiz Farias |
Resumo: | A internacionalização é um processo que requer atenção e é constante, que necessita de um planejamento que esteja sempre levando ao aproveitamento máximo de suas dimensões positivas. Então, analisar os currículos de cursos de graduação de duas instituições de diferentes continentes e comparar suas principais características seria um primeiro passo para esse processo. Sendo assim, o objetivo deste estudo é fazer um estudo exploratório comparativo dos currículos de um curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Brasil com um da Inglaterra. Inicialmente foi realizado o levantamento dos currículos dos cursos e do Projeto Pedagógico do Bacharelado das duas universidades, que foram analisados a partir de um levantamento de características padrões. Também foram recomendadas possíveis mudanças e sugestões que podem ser feitas para a aproximação desses currículos. As duas universidades utilizam de suporte documentais semelhantes e instituições equivalentes para a constituição do que seria a representação do Projeto Pedagógico e do Currículo em cada uma. Os aspectos conceituais também são similares tanto o conteúdo como o perfil do profissional. Os aspectos organizacionais apresentaram semelhanças em questão de formatação, mas são diferentes quanto a equivalência de créditos, a quantidade de obrigatórios e optativos e no direcionamento das cargas horárias de cada área. Apesar de não citarem o incentivo à internacionalização os suportes documentais e institucionais demonstram que as disciplinas ofertadas por ambos os cursos uma aproximação entre o currículo Brasileiro e o Britânico. |
Abstract: | Internationalization is a process that requires attention and it is continuous. It requires planning always leading to the maximum use of its positive dimensions. Then, analyzing the curricula of undergraduate courses at two institutions from different continents and comparing their main characteristics would be a first step in this process. Therefore, the aim of this research is to make an exploratory study comparing the curricula of a Bachelor's degree in Biological Sciences in Brazil with one in England. Initially, a investigation of the curricula of the courses and the Pedagogical Project for the Bachelor of the two universities was carried out, which were analyzed based on standard characteristics. Possible changes and suggestions that can be made to approximate these curricula were also recommended. Both universities use similar documentary support and equivalent institutions for the constitution of what would be the representation of the Pedagogical Project and the Curriculum in each one. The conceptual aspects are also similar in both the content and the profile of the professional. The organizational aspects presented similarities in terms of formatting however they are different in terms of the equivalence of credits, the number of core and optional modules and in the direction of the credits in each area. Despite not mentioning the incentive to internationalization, the documentary and institutional supports demonstrate that the modules offered by both courses enable an approximation between the Brazilian and the British curriculum. |
Palavras-chave: | Internacionalização. Globalização. Mobilidade Acadêmica. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17418 |
Data do documento: | 21-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACMG07052020-MB233.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons