Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1745| Tipo: | TCC |
| Título: | Sobre a natureza da religião em Hume: aspectos filosóficos e metodológicos para as Ciências das Religiões |
| Autor(es): | Henrique, Juliana Ramos da Costa |
| Primeiro Orientador: | Costa, Bruno Pontes da |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a natureza da religião no homem a partir da filosofia da religião, a partir da filosofia e metodologia Humeniana, esta pauta-se que o conhecimento se dá através da experiência. Apresentando assim o fenômeno originário da experiência religiosa no homem, bem como seu posicionamento cético e crítico frente à religião ideal que se distancia da natureza humana e a influência da crença/religião na conduta do homem. Hume (2009) constata através da experiência que a crença é inerente a natureza humana, percebendo que esta traz uma ética ao crente que interfere no seu modo de pensar, sentir e agir no mundo. Sendo assim considerando os aspectos antropológicos, culturais e religiosos do crente faz-se necessário um espaço, onde as diferenças se encontram e podem ser enrijecidas ou flexibilizadas através do diálogo, um deles é a escola. Assim possamos dialogar valores, construindo assim uma nova consciência e uma nova sociedade. Abordagem esta que transforma “seres no além” em “seres no aquém”, contribuindo assim para que os crentes, religiosos ou não, distanciem-se de superstições e busquem o necessário, diria que o indispensável diálogo entre fé, ciência e moral social. Para Hume, as superstições, religiosas ou não, distanciam o homem de sua natureza, tornando-o imóvel na existência presente. Fomos motivados pelo filósofo escocês a refletir e articular meios de diálogo sobre a natureza da religião almejando que os princípios da religião contribuam para uma construção humana diante da diversidade cultural e religiosa da realidade brasileira, para um novo tempo distante de superstições. O presente trabalho demonstra a necessária observação da experiência para que venhamos manter a necessária relação entre o sentir e o pensar. |
| Abstract: | El presente trabajo objetiva reflexionar respecto a la naturaliza de la religión en el hombre a partir de la filosofía de la religión, por medio de la Filosofía y metodología Humeniana, la cual se basa en la idea de que el conocimiento viene de la experiencia. Se presenta, de esta manera, el fenómeno originario de la experiencia religiosa en el hombre, bien como su posicionamiento cético y crítico frente a la religión ideal que se aleja de la naturaleza humana y a la influencia de la creencia/religión en la conducta del hombre. Hume (2009) constata a través de la experiencia que la creencia es inherente a la naturaleza humana, percibiendo que ésta lleva una ética al creyente que interfiere en su modo de pensar, sentir y actuar en el mundo. A partir de esta idea, considerando los aspectos antropológicos, culturales y religiosos del creyente, se necesita un espacio, donde las diferencias se encuentran y pueden ser enrigidecidas o flexibilizadas mediante el diálogo, uno de ellos es la escuela. Luego, podemos dialogar sobre valores, construyendo una nueva consciencia y una nueva sociedad. Tema el cual transforma “seres en más allá” en “seres en el acá”, contribuyendo para los creyentes, religiosos o no, alejarse de supersticiones y busquen lo necesario, diría lo indispensable diálogo entre fe, ciencia y moral social. En la concepción de Hume, las supersticiones, religiosas o no, alejan el hombre de su naturaleza, quedándose inmoble en la existencia presente. Fuimos motivados por el filósofo escocés a reflexionar y articular medios de diálogo relativo a la naturaleza de la religión, teniendo como meta los principios de la religión, los que contribuyan para una construcción humana ante la diversidad cultural y religiosa de la realidad brasileña, para un nuevo tiempo distante de supersticiones. El presente trabajo demuestra la necesaria observación de la experiencia para que vengamos mantener la necesaria relación entre el sentir y el pensar. |
| Palavras-chave: | Filosofia Educação religiosa Empirismo Ensino religioso Educación Ciencias de la religión Enseñanza religiosa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1745 |
| Data do documento: | 7-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JRCH25072016 | 721,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
