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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1746
Tipo: TCC
Título: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil e a cultura afro-indígena brasileira
Autor(es): Araújo Filho, Severino Pereira de
Primeiro Orientador: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Resumo: Este trabalho tem por temática: Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil e a Cultura Afro-Indígena Brasileira. Tendo em vista a deficiência de grande parte das escolas da rede municipal, as quais privilegiam o formalismo e as tendências tradicionais, surge a necessidade de incluir em seus procedimentos de ensino pedagógico a ludicidade, cujos objetivos são, dentre outros, promover melhoria no aprendizado das crianças no contexto educacional. Para a realização deste trabalho optamos por uma pesquisa qualitativa e, como base teórica, foram utilizados autores como Paulo Nunes, GillesBrougère, Sandra Dallabona, Flávio Campos, dentre outros que contribuíram para um melhor entendimento do tema ora desenvolvido. A educação infantil é considerada como um dos pilares que fundamenta o desenvolvimento significativo social, e, nesse sentido, o trabalho pedagógico tem como um de seus objetivos desenvolverem e inserir concepções iniciais nas interações práticas no dia a dia das crianças. Assim, trabalhar os brinquedos e brincadeiras na educação infantil é de suma importância, pois essa é uma forma de transformar a realidade da criança no ato de promover a interação entre o lúdico e a educação, trabalhar brincadeiras em sala de aula para que o aprendizado seja suficientemente proveitoso. Dessa forma, é preciso entender as formas de constituição dessa tarefa para o profissional responsável, e a sua importância tanto para a trajetória acadêmica quanto social desses pequenos e futuros indivíduos sociais. Ao considerarmos os laços culturais como uma das formas de disseminação inteligível que propicia um entendimento parcial da existência compreendeu que os diversos sentidos ideológicos e culturais são determinados avaliando-se a realidade histórica de cada população, ocorrendo então uma quebra de paradigmas sociais que estas populações vivenciam.
Abstract: This work has the theme: Toys and GamesInChildren’s Education and Brazilian Afro- Indigenous Culture. In view of the deficiency of a large number of schools in the municipal network, which favor traditional formalism and tendencies,there is a need to include or their pedagogical teaching procedures playfulness, whose objectives are, among others, to promote improvement in the children in the educational context. For the accomplishment of this work we opted for a qualitativeresearch and, as theoretical basic, authors such as Paulo Nunes, Gilles Brougère, Sandra dallabona, Flávia Campos, among others contributed as one of the pillars that underlies meaningful social development, and in this sense the educational work has as one of its objectives to develop and enter initial conceptions in practical interaction is of paramount importance, since this is a way of transforming the realityof the child in the act of promoting the interaction between the play and education, working in the classroom to make learning possible sufficiently beneficial. In this way, it is necessary to understand the forms of constitution of this task for responsible professional, and their importance for both academic and social trajectory of these small and future social individuals. When we consider cultural ties as one of the forms of intelligible dissemination that provides a partial understanding of existence, we understand that the various ideological and cultural senses are determined by evaluating the historical reality of each population, and then there is a breakdown of social paradigms that these populations experience.
Palavras-chave: Educação Infantil
Brinquedos
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1746
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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