Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Geovania dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-14T19:08:07Z-
dc.date.available2020-05-14-
dc.date.available2020-05-14T19:08:07Z-
dc.date.issued2020-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17475-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the difficulties encountered by students in the 9th grade of elementary school in solving activities involving reading and interpreting graphs. It was a qualitative-descriptive case study, carried out at the State School of Elementary Education, Santos Dumont and brought together sixty 9th grade students. The data analysis and interpretation procedure was that of content analysis. This revealed difficulties in the process of reading and interpreting graphics; difficulties related to the type of graph used in the representation of the data. The success in this activity was shown to be conditioned to the way the data is exposed. The study also revealed that there are difficulties in the registration mobilization process required in the proposed activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-05-14T19:08:07Z No. of bitstreams: 1 GSS14052020.pdf: 994392 bytes, checksum: ccc8192f643d5fbbc921268d99d599e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-14T19:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GSS14052020.pdf: 994392 bytes, checksum: ccc8192f643d5fbbc921268d99d599e8 (MD5) Previous issue date: 2020-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem por gráficospt_BR
dc.subjectRepresentação de dadospt_BR
dc.titleDificuldades encontradas por alunos do 9º ano para resolver problemas envolvendo leitura e interpretação de gráficospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas , Edison Thadeu Bichara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987177092062337pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987177092062337pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar as dificuldades encontradas por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de atividades envolvendo a leitura e a interpretação de gráficos. Tratou-se de um estudo caso, de natureza qualitativodescritiva, realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental, Santos Dumont e reuniu sessenta alunos do 9º ano. O procedimento de análise e interpretação de dados foi o de análise de conteúdo. Este revelou existir dificuldades no processo de leitura e interpretação de gráficos; dificuldades essas relacionadas ao tipo de gráfico utilizado na representação dos dados. O êxito nesta atividade se mostrou condicionado à forma como os dados estão expostos. O estudo revelou, também, haver dificuldades no processo de mobilização de registro exigido nas atividades propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSS14052020.pdf971,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.