Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Francinilma de Medeiros Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-08-09T14:54:35Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2017-08-09T14:54:35Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747-
dc.description.abstractThe purpose of this CBT is to mention what is evaluation and how it can be done in practice at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental I Prof. Ana Cristina Rolim Machado. It decides this theme, because it is marked by a series of processes that are relevant, to help the teacher to diagnose the result of teaching / learning that was applied during the school period, and to make decisions to improve the pedagogical formation of student knowledge. To achieve this goal, we seek to use the interview, to identify in the evaluation process and to progress in the results. Therefore, it was a research of a qualitative nature, which is bibliographical and also the application of the interview was performed, as a result, I understood that in the view of teachers A and B, evaluation is an instrument used to test, measure and evaluate Pedagogical knowledge. For the accomplishment of the bibliographical research I used the following authors: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÃNEO (1994). As a result of this research I obtained the following conclusion, the evaluation is a diverse technique used with varied instruments, to differentiate in this evaluation process and to progress in the pedagogical results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-09T14:54:35Z No. of bitstreams: 1 FMRP12122016.pdf: 186147 bytes, checksum: 8cd1aaacc3cfd16a241af3cdaa97aa85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-09T14:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMRP12122016.pdf: 186147 bytes, checksum: 8cd1aaacc3cfd16a241af3cdaa97aa85 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleReflexões sobre a avaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tatiana de Medeiros-
dc.contributor.referee1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.contributor.referee2Lima, Rosângela Chrystina Fontes de-
dc.description.resumoO objetivo deste TCC é mencionar o que é avaliação e como pode ser realizada na prática na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental I Profª Ana Cristina Rolim Machado. Decide esta temática, porque ela é marcada por uma série de processo que é relevante, para auxiliar o professor a diagnosticar o resultado do ensino/aprendizagem que foi aplicado durante o período letivo, e tomar decisões para aperfeiçoar a formação pedagógica do conhecimento do aluno. Para atingir esse objetivo, buscamos utilizar a entrevista, para identificar no processo avaliativo e progredir nos resultados. Deste modo, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que é bibliográfica e também foi realizada a aplicação da entrevista, como resultado,entendi que na visão do professores A e B, a avaliação é um instrumento utilizado para testar, medir e avaliar conhecimento pedagógico. Para a realização da pesquisa bibliográfica utilizei os seguintes autores: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÂNEO (1994). Como resultado desta pesquisa obtive a seguinte conclusão, a avaliação é uma técnica diversa utilizada com instrumentos variados, para diferenciar nesse processo avaliativo e progredir nos resultados pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMRP12122016.pdf181,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.