Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17508
Tipo: | TCC |
Título: | Veículo Leve sobre Trilhos - VLT: uma contribuição para mobilidade urbana sustentável? |
Autor(es): | Pereira, Jailson Marques |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Joseneide Souza |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar os motivos da não implementação de projetos de mobilidade urbana por modal terrestre Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs), por parte da gestão dos órgãos competentes do planejamento urbano da grande João Pessoa, Paraíba. A relevância da temática tem trazido altos custos para a gestão pública brasileira, por entender que as cidades brasileiras, assim, no referido município, têm vivenciado problemas relacionados à mobilidade urbana. Todas se deparam com uma precariedade no sistema de transporte público, baseado em um modelo antigo, caro, pouco sustentável para o meio ambiente e fraco para a expansão de uma malha produtiva para o país. A metodologia do estudo compreendeu uma abordagem qualitativa, mas utilizou-se de dados objetivos, tendo em vista, a peculiaridade do tema. Realizou tratamento de dados documentais e bibliográficos, e aplicação de entrevistas com representantes da SEMOB e CBTU. Os resultados apontaram que a cidade de João Pessoa tem vivenciado problemas de articulação e de visão de futuro entre os órgãos; a gestão pública tem um projeto desconectado com as novas realidades e legislação ambiental, preferindo projetar um desenho/malha por meio de BRTs, enquanto, a gestão da empresa mista, CBTU coordenou vários estudos, lançou propostas para planejamento junto ao Estado da Paraíba, mas tem encontrado uma disputa por espaços no campo das projeções da mobilidade urbana para a cidade, devido embates econômicos e políticos de cada proposta. Diante dos resultados, defende-se uma proposta mais coletiva de mobilidade urbana, a qual propõe uma integração entre o sistema ferroviário e o sistema rodoviário como alternativa para melhoria da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa, PB. O retrocesso da gestão de Mobilidade Urbana tem permitido o sucateamento dos ônibus ou mau serviço prestado, o aumento da frota de carros individuais, causado problemas ambientais com a poluição, tráfego lento, custo-Brasil, entre outros, são problemas que exigem ações efetivas do Estado, com aplicações de políticas públicas eficientes e de qualidade. |
Abstract: | The purpose of this study was to investigate the reasons for the non-implementation of Urban Mobility Projects by Land Roads Light Rail Vehicle (VLTs), by the competent urban planning bodies of João Pessoa, Paraíba. The relevance of the theme has brought high costs for the Brazilian public management, since it understands that the Brazilian cities, in this municipality, have experienced problems related to urban mobility. All are facing a precariousness in the public transport system, based on an old model, expensive, not sustainable for the environment and weak for the expansion of a productive network for the country. The methodology of the study comprised a qualitative approach, but it was used objective data, in view of the peculiarity of the theme. He handled documentary and bibliographic data, and applied interviews with representatives of SEMOB and CBTU. The results showed that the city of João Pessoa has experienced problems of articulation and vision of the future between the organs; public management has a disconnected project with the new realities and environmental legislation, preferring to design a design / mesh through BRTs, while, the management of the mixed company, CBTU coordinated several studies, launched proposals for planning with the State of Paraíba, but has encountered a space dispute in the field of urban mobility projections for the city, due to the economic and political impacts of each proposal. In view of the results, a more collective proposal of urban mobility is advocated, which proposes an integration between the rail system and the road system as an alternative to improve urban mobility in the city of João Pessoa, PB. The retrocession of the Urban Mobility management has allowed the scrapping of buses or poor service provided, the increase in the fleet of individual cars, caused environmental problems with pollution, slow traffic, cost-Brazil, among others, are problems that require effective actions of the State, with efficient and quality public policy applications. |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana Transporte público Veículo Leve sobre Trilhos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17508 |
Data do documento: | 23-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMP21052020.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.