Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA , JOBSON JANUÁRIO BULHÕES DA-
dc.date.accessioned2020-05-22T21:10:33Z-
dc.date.available2020-03-23-
dc.date.available2020-05-22T21:10:33Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17524-
dc.description.abstractThe present work is aimed to analyze an English language textbook of High School of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of the elderly student. In terms of characterizing the investigation, we can say that it is a bibliographic/documentary research and a qualitative approach. Methodologically, an analysis of the textbook entitled Linguagens e culturas - Linguagem Códigos e Viver, Aprender collection was made. As a theoretical basis, the authors that were used whose basis guides our discussion, such as Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) and Ramos (2009). With regard to Youth and Adult Education - we are based on Oliveira (2009); Cury (2000); Costa and Braga and (2018). To discuss the English Language in Youth and Adult Education, we used Martins (2016); Cruz (2006); Santos and Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); and Schütz (2018), among others. Thus, it was noticed that the elderly individuals, in the Youth and Adult Education modality, they have minimal representativeness within the book under a analytical focus, when we take into account, for example, elements such as text, activities and images.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-05-22T21:10:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JJBS23032020.pdf: 1758930 bytes, checksum: 05baebe397ec34deaa089844dad2ef14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-22T21:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JJBS23032020.pdf: 1758930 bytes, checksum: 05baebe397ec34deaa089844dad2ef14 (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleO IDOSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa , Walison Paulino de Araujo-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar um livro didático de Língua Inglesa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva do aluno idoso. Em termos de caracterização da investigação, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico/documental e de uma abordagem qualitativa. Metodologicamente, foi feita uma análise do livro didático intitulado Linguagens e culturas - Linguagem e Códigos da coleção Viver, Aprender, da Editora Global. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Almeida Filho (2003); Tomlinson (2001) e Ramos (2009). No tocante à Educação de Jovens e Adultos, nos fundamentamos em Oliveira (2009); Cury (2000); Costa e Braga (2018). Para discutir a Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, nos baseamos em Martins (2016); Cruz (2006); Santos e Oliveira (2009); Moita Lopes (1996); e Schütz (2018), entre outros. Dessa forma, ficou percebido que os indivíduos de terceira idade, na modalidade Ensino de Jovens e Adultos, possuem uma representatividade mínima dentro do livro sob foco analítico, quando levamos em consideração, por exemplo, elementos como textos, atividades e imagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJBS23032020.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons