Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17553
Tipo: TCC
Título: As determinações sócio-históricas da reincidência na socioeducação: a realidade sócio-concreta dos adolescentes em conflito com a lei do meio fechado
Autor(es): NASCIMENTO, ROBERTA DA SILVA
Primeiro Orientador: Cantalice, Luciana Batista de Oliveira
Resumo: O presente trabalho foi resultado do estágio supervisionado do currículo do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba realizado na gestão da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” que é responsável pela execução das medidas socioeducativas de meio fechado no Estado da Paraíba, cuja aproximação à temática se deu mediante as visitas às unidades de internação, principalmente, na unidade Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE). O objetivo geral é identificar as mediações entre as determinações histórico-concretas da vida dos adolescentes que cometeram atos infracionais, as medidas sócio-educativas aplicadas e os índices de reincidência. A realidade social se inscreve como uma determinante central para o ato infracional cometido por adolescentes que ingressam no sistema socioeducativo; que por sua vez, diante de seus limites supra e estruturais, atua apenas na dimensão mais imediata/micro dessa relação e ainda de forma precária, no tocante à garantia de direitos, no processo de “reinserção social” desses adolescentes. Dessa maneira os egressos desse sistema retornam ao convívio social submetidos às mesmas determinações que os levaram a situação de recolhimento e que, em muitos casos, os levam à reincidência. Serão apontados os limites postos às instituições e ao Estado responsáveis pelo acompanhamento desses adolescentes, cujo objetivo é inseri-los no convívio social, de modo que não reincidam. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores do Serviço Social que discutem sobre a socioeducação e as violações de direitos dos adolescentes, dessa forma, fomentando a discussão sobre a reincidência desses jovens, mas também, foram utilizados autores de outras áreas que também discutem sobre o tema, uma vez que, há uma defasagem de publicações sobre a temática. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com os adolescentes e uma pesquisa documental na unidade do CSE. Sendo assim, a limitação, a negação e a violação histórica dos direitos das crianças e dos adolescentes mediam na realidade concreta o ingresso e a reincidência dentro do sistema socioeducativo.
Abstract: The present work was the result of the supervised internship in the curriculum of the Social Service course at the Federal University of Paraíba, carried out in the management of the Child and Adolescent Development Foundation “Alice de Almeida”, responsible for the implementation of closed socio-educational measures in the State of Paraíba, whose approach to the theme occurred through visits to the units hospitalization, mainly at the Edson Mota Socio-educational Center (CSE).The general goal is to identify the mediations between the concrete historical determinations of adolescent life that committed infractions, the socioeducational measures applied and the recurrence rates. Social reality is a central determinant of the offense committed by adolescents who enter the socioeducational system; which, in turn, given its supreme and structural limits, acts only in the most immediate / micro dimension of this relationship and still in a precarious way, with regard to guaranteeing rights, in the process of “social reintegration” of these adolescents. In this way, the graduates of this system return to social life submitted to the same determinations that led them to the situation of withdrawal and that, in many cases, lead them to recidivism. The limits placed on the institutions and the State responsible for monitoring these adolescents, whose objective is to reinsert them in social life, will be pointed out, so that they do not recur. A bibliographic research was carried out with Social Work authors who discuss about socio-education and the violations of the rights of adolescents, promoting the discussion about the recurrence of these young people, but also authors from other areas who also discuss the topic were used, as there is a delay in publications on the subject. A semi-structured interview was conducted with the teenagers and a document research at the CSE unit. Thus, the limitation, denial and historical violation of the rights of children and adolescents really measure the entry and recurrence in the socio-educational system.
Palavras-chave: Socioeducação
Reincidência
Determinações históricoconcretas
Palavras-chave: Socioeducação. Reincidência. Determinações históricoconcretas. Adolescentes.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17553
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSN20032020.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons