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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17557Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cezar, Aline de Fátima Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2020-05-29T12:51:12Z | - |
| dc.date.available | 2020-05-28 | - |
| dc.date.available | 2020-05-29T12:51:12Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17557 | - |
| dc.description.abstract | The present research had as objective to elaborate a didactic sequence to discuss the concept of addition in a group of the Cycle II of the Education of Youth and Adults of a public school, peasantry, in the municipality of João Pessoa-Paraíba. For that, we look at current curricular documents, such as: Common National Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2017), in Paraíba Curriculum References (PARAÍBA, 2010), and in some authors such as Arroyo (2011), Van de Walle ( 2009), Ponte (2009) and Farias, Azêredo and Rêgo (2016). The methodology adopted in the study was characterized by being an exploratory research, of the action research type in relation to the acquisition and analysis of data. Participated in the study a teacher responsible for the cycle II of Youth and Adult Education (EJA) who has taught for more than twenty years at EJA. The action methodology was structured in the following stages: application of a questionnaire with 18 students of the class to check previous knowledge about the addition, interview with the conducting teacher, presentation and discussion of a didactic sequence with the teacher and elaboration of a new sequence by classroom teacher. The analysis of the field research revealed that many participating students do not have the necessary knowledge to be in an EJA cycle II class, given that they are not yet literate and do not master the basic concepts of addition. We concluded that the participating teacher, despite having a good academic background and years of teaching experience in this modality, presented resistance in the use of the instrument. Finally, we believe that there is a need for greater discussion of learning basic concepts in mathematics for EJA students in our region. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-05-29T12:51:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFRC28052020.pdf: 716873 bytes, checksum: 724f42c5f81e5dcea42059b2a7af9d94 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-29T12:51:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFRC28052020.pdf: 716873 bytes, checksum: 724f42c5f81e5dcea42059b2a7af9d94 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Matemática - adição | pt_BR |
| dc.subject | Didática | pt_BR |
| dc.title | O trabalho da matemática na EJA: desenvolvendo uma sequência didática para discutir conceitos de adição | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Farias, Severina Andréa Dantas | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para discutir o conceito de adição em uma turma do Ciclo II da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, campesina, no munícipio de João Pessoa- Paraíba. Para isso, nos debruçarmos em documentos curriculares vigentes, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), nos Referenciais Curriculares da Paraíba (PARAÍBA, 2010), e em alguns autores como Arroyo (2011), Van de Walle (2009), Ponte (2009) e Farias, Azêredo e Rêgo (2016). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória, do tipo pesquisa ação com relação à aquisição e análise de dados. Participaram do estudo um professor regente do ciclo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que leciona a mais de vinte anos na EJA. A metodologia de ação foi estruturada nas seguintes etapas: aplicação de questionário com 18 alunos da turma para verificação de conhecimentos prévios sobre a adição, entrevista com o professor regente, apresentação e discussão de uma sequência didática com o professor e elaboração de uma nova sequência pelo professor da sala. A análise da pesquisa de campo revelou que muitos alunos participantes não possuem o conhecimento necessário para estarem em uma turma de ciclo II da EJA, tendo em vista que ainda não estão alfabetizados e não dominam os conceitos básicos de adição. Concluímos que o professor participante mesmo tendo uma boa formação acadêmica e anos de experiência de ensino nesta modalidade, apresentou resistência na utilização do instrumento. Por fim acreditamos que há necessidade de maior discussão da aprendizagem de conceitos básicos na matemática para os estudantes da EJA em nossa região. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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