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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Edinaldo Vargas de-
dc.date.accessioned2020-05-29T13:04:32Z-
dc.date.available2020-05-28-
dc.date.available2020-05-29T13:04:32Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17558-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the potential of manipulative material in the conceptual discussion of addition in a class of EJA from a public school in the city of João Pessoa, Paraíba. For that, we look at theoretical studies by authors who discuss the teaching of mathematics (FARIAS, AZEREDO and REGO, 2016; VAN DE WALLE, 2009), Education in the Field (ARROYO, 2011; BRASIL, 2013), the Teaching of EJA ( BRASIL, 2013) and in official documents (BRASIL, 1997; 2013; 2017; PARAIBA, 2017). The methodology adopted in the study was characterized by being an exploratory research, of the type research-action with respect to the acquisition and analysis of data. Nineteen students enrolled in EJA Cycle II participated in the study, in the night shift, in a public school on the periphery of the participating municipality, which serves the rural community of the region. The action methodology was structured in three stages: diagnosis, intervention period and final verification. We used as instruments the field diary, questionnaire and didactic sequence. Thus, a didactic sequence proposal for the Youth and Adults modality was structured in Cycle II, consisting of guidelines and activities aimed at the discussion of addition, based on the gaps presented by the participants at the beginning of the investigation, prioritizing the conceptual acquisition of the theme. We concluded that the concept of adding addition was assimilated with the help of the golden material, but presented difficulties in the written records, both of additions without regrouping, as well as with clusters. This fact indicated the need for more attention on the part of the school community since it is about the acquisition of key concepts, which require a greater degree of complexity, as we are adding orders in the parcels. The absence of a written record was also observed in the activities of the participants, along with the record of calculation, reading and the difficulty of performing simple problem interpretation. These reflections should be taken into account when working with EJA, prioritizing materials and activities that collaborate for the conceptual development of mathematical themes, so necessary for the daily lives of these students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-05-29T13:04:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVA28052020.pdf: 1398752 bytes, checksum: 44a97335ecb97a7d0cd36ab7edfefb03 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMatemática - adiçãopt_BR
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleMatemática na EJA: usando material manipulativo como facilitador na discussão de conceitos aditivospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar o potencial do material manipulativo na discussão conceitual de adição em uma turma da EJA de uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba. Para isso nos debruçamos em estudos teóricos de autores que discutem o ensino de matemática (FARIAS, AZEREDO e REGO, 2016; VAN DE WALLE, 2009), a Educação do Campo (ARROYO, 2011; BRASIL, 2013), o Ensino da EJA (BRASIL, 2013) e em documentos oficiais (BRASIL, 1997; 2013; 2017; PARAIBA, 2017). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória, do tipo pesquisa-ação com relação a aquisição e análise de dados. Participaram do estudo 19 estudantes matriculados do Ciclo II da EJA, no turno noturno, em uma escola pública da periferia do município participante, que atende à comunidade campesina da região. A metodologia de ação foi estruturada em três etapas: diagnóstico, período de intervenção e verificação final. Utilizamos como instrumentos o diário de campo, questionário e sequência didática. Assim, estruturou-se uma proposta de sequência didática para modalidade de Jovens e Adultos, no Ciclo II, composta por orientações e atividades dirigidas a discussão de adição, com base nas lacunas apresentadas pelos participantes no início da investigação, priorizando a aquisição conceitual da temática. Concluímos que o conceito de juntar de adição foi assimilado com a ajuda do material dourado, mas apresentou dificuldades nos registros escritos, tanto de adições sem reagrupamentos, quanto com agrupamentos. Fato este que indicou a necessidade de maior atenção por parte da comunidade escolar já que se trata da aquisição de conceitos-chave, que exigem um grau de complexidade maior, à medida que vamos acrescentando as ordens nas parcelas. A ausência do registro escrito também foi observada nas atividades dos participantes, juntamente com o registro do cálculo, da leitura e a dificuldade de realizar interpretação de problemas simples. Estas reflexões devem ser atentadas para o trabalho com a EJA, priorizando materiais e atividades que colaborem para o desenvolvimento conceitual de temáticas de matemática, tão necessárias para o dia a dia destes estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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