Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17588
Tipo: TCC
Título: GÊNERO E DISCURSO NO EXAME CELPE-BRAS: a construção do feminino através de uma análise semiótica dos elementos provocadores
Autor(es): PEREIRA, JESSYE KÉSSIA DE CARVALHO
Primeiro Orientador: Fulaneti, Oriana de Nadai
Resumo: Com a ascensão da língua portuguesa e aumento considerável de estrangeiros no Brasil, surgiu a necessidade de padronizar um documento que possibilitasse o ingresso de não nativos em instituições públicas. É nesse contexto que emerge O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-bras), o único certificado reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro que atesta a proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE). Sua avaliação se dá através de duas partes: uma Escrita e outra Oral. Nosso estudo é pautado na seção Oral, que consiste em uma interação Face a Face com o examinando, a partir de três Elementos Provocadores. Esses materiais contêm textos verbais e não verbais e funcionam como um estímulo na conversa entre o Avaliador- Interlocutor e o participante. Abordando tópicos do cotidiano e de interesse geral, de modo que o examinando consiga expressar sua proficiência oral em língua portuguesa. Dentre esses temas dos Elementos Provocadores, integram-se diversas vezes questões acerca do sujeito feminino e é partindo dessa circunstância que desenvolvemos esta monografia com o objetivo de analisar como tais materiais trazem a figura da mulher em sua composição. Propomos, portanto, identificar como as mulheres estão sendo representadas no contexto do exame para os interlocutores estrangeiros, analisando se os discursos perpassados reforçam ou atenuam as opressões ao gênero feminino construídas historicamente pela sociedade patriarcal. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os Estudos do Discurso da Semiótica Francesa de Greimas (1973, 1979), que caracteriza a construção de sentido em um percurso gerativo, composto pelos níveis: fundamental, narrativo e discursivo. Assim como nos baseamos nos postulados de Floch (1985, 1995) sobre textos verbovisuais, desenvolvido no Brasil por Teixeira (2009, 2008). Sendo complementado pela definição de gênero pelos estudos de Beuavoir (2019), Perrot (2007), entre outros, para construir o histórico dos discursos opressores patriarcais que circundam a mulher. Nosso corpus de análise é composto por seis elementos provocadores separados nos temas: maternidade, beleza e empoderamento. Sendo, portanto, realizada uma análise sincrética dos elementos provocadores a fim de compor um perfil do sujeito feminino no exame.
Abstract: With the rise of the Portuguese language and a considerable increase in foreigners in Brazil, the need arose to standardize a document that would allow non-natives to enter public institutions. It is in this context that the Certificate of Proficiency in Portuguese (Celpe-bras) emerges, the only certificate officially recognized by the Brazilian government that attests proficiency in Portuguese for Foreigners (PLE). Its evaluation is done through two parts: a Written and an Oral. Our study is guided by the Oral section, which consists of a Face to Face interaction with the examinee, based on three Provocative Elements. These materials contain verbal and non-verbal texts and act as a stimulus in the conversation between the Evaluator-Interlocutor and the participant. Addressing everyday and general interest topics, so that the examiner is able to express his oral proficiency in Portuguese. Among these themes of the Provocative Elements, questions about the female subject are integrated several times and it is from this circumstance that we developed this monograph in order to analyze how such materials bring the figure of the woman in its composition. Therefore, we propose to identify how women are being represented in the context of the examination for foreign interlocutors, analyzing whether past discourses reinforce or attenuate oppressions to the female gender historically constructed by patriarchal society. For that, we used as a theoretical contribution the Discourse Studies of the French Semiotics of Greimas (1973, 1979), which characterizes the construction of meaning in a generative path, composed of the levels: fundamental, narrative and discursive. Just as we are based on the postulates of Floch (1985, 1995) on verbovisual texts, developed in Brazil by Teixeira (2009, 2008). Complemented by the definition of gender by the studies of Beuavoir (2019), Perrot (2007), among others, to build the history of the patriarchal oppressive discourses that surround women. Our corpus of analysis is composed of six provocative elements separated in the themes: motherhood, beauty and empowerment. Therefore, a syncretic analysis of the provocative elements was carried out in order to compose a profile of the female subject in the exam.
Palavras-chave: Celpe-bras
Elementos Provocadores
Representação da mulher
Semiótica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17588
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKCP20032020.pdf860,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons