Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17595| Tipo: | TCC |
| Título: | Princípios de sustentabilidade: concepções e práticas de professores e gestores em escolas dos anos finais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Lins, Jullyanderson Araújo |
| Primeiro Orientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
| Resumo: | A Educação Ambiental (EA) consiste no processo educativo de pessoas e comunidades acerca das interrelações entre indivíduos e os recursos naturais, que envolve o despertar da consciência e aquisição de valores social, ambiental, político, econômico, cultural de crianças e adolescentes.Portanto, torna-se necessária a abordagem dessas temáticas tanto no Projeto Político Pedagógico (PPP)de cada escola, como nas práticas pedagógicas por parte dos professores e gestores, pois é imprescindível o debate sobre os princípios da sustentabilidade e escolas sustentáveis no ambiente escolar para a construção de uma comunidade com direitos e ambientalmente justa. O estudo em questão buscou através da investigação compreender como gestores e professores de duas Escolas da rede municipal de João Pessoa dos anos finais do Ensino Fundamental aplicavam os princípios de sustentabilidade na sua gestão e em suas aulas.A pesquisa teve um cunho qualitativo, utilizando o método exploratório e descritivo, e através de questionários e roteiros de entrevistas semiestruturadas individuais como coleta de dados, procurou se certificar acerca da visão dos conceitos e aplicações de temáticas que envolvem a EA, a sustentabilidade e escolas sustentáveis no âmbito escolar.A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo com a categorização das respostas dos questionários e das entrevistas.Após a análise dos dados foram constatadas que as práticas pedagógicas de professores e gestores, de ambas as escolas, possuem noções básicas de sustentabilidade, educação ambiental, e princípios das escolas sustentáveis, mesmo suas práticas sejam pontuais ou ao longo do ano. Foi possível identificar no PPP, de ambas as escolas, alguns dos princípios de sustentabilidade e de escolas sustentáveis como os pressupostos pedagógicos, dois dos pilares da escola sustentável (currículo e gestão democrática), tendo enfoque em disciplinas como geografia e ciências naturais.No entanto,faz-se necessário que os professores possam agregar em seus planejamentos, junto ao PPP da escola, as temáticas de EA, sendo possível averiguar que os professores e gestores das Escolas A e B, possuem noções básicas de sustentabilidade, educação ambiental e princípios das escolas sustentáveis, mesmo que algumas delas sejam pontuais. |
| Abstract: | The environment education consists in educative process of communities and people about interrelationships between individuals and natural resources that involve the awakening of consciousness and acquisition of social, environmental, political, economic, culture values for teenagers and children. Become necessary to address these issues both in the Pedagogical Political Project of the each school, the debate on the principles of sustainability and sustainable schools in the school environment is essential for the construction of a community with rights and environmentally fair. The study in question seeks through research to understand how managers and teachers of two schools in the municipal network of João Pessoa of the final years of elementary school applied the principles of sustainability in their management and their classes. The research was qualitative, using the exploratory and descriptive method, and through questionnaires and scripts of individual semi-structured interviews as data collection, sought to be certified about the vision of concepts and applications of issues involving environmental education, sustainability and sustainable schools. The data analysis was performed using the set of content analysis techniques with the categorization of the questionnaire and interview answers. After analyzing the data, it was found that the pedagogical practices of teachers and managers, of both schools, have basic notions of sustainability, environmental education, and principles of sustainable schools, even if intrinsically in their practices, are punctual and others ramified over the years. It was possible to identify in the political pedagogical project, of both schools, some of the principles of sustainability and sustainable schools as the pedagogical assumptions, two of the pillars of sustainable school (curriculum and democratic management), focusing on subjects such as geography and natural sciences. However, it is necessary for teachers to be able to incorporate environmental education issues into their plans, together with the school's political and pedagogical project, and it is possible to ascertain that teachers and managers of schools A and B have basic notions of sustainability, environmental education, and the principles of sustainable schools, even if some of them are punctual. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Escolas sustentáveis Projeto Político Pedagógico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS:EDUCAÇÃO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17595 |
| Data do documento: | 31-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAL03062020.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
