Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Raquel Gonçalves de-
dc.date.accessioned2020-06-04T18:29:11Z-
dc.date.available2020-06-04-
dc.date.available2020-06-04T18:29:11Z-
dc.date.issued2020-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17596-
dc.description.abstractIn the present work we investigate the conceptions about evaluation in the field of Mathematics teaching. The methodology applied in the investigation of our study consists of a qualitative research, from which we interviewed the professor of a state school in the state of Paraíba about his concepts and thoughts with the subject of our research. Our theoretical framework is based on the ideas of scholars in the field of education, such as Haydt, Hoffmann and Luckesi, who discuss the subject of evaluation, highlighting Hoffman's concept of mediating evaluation. From the theoretical point of view, the fact that the process of learning assessment, until now, is moving slowly towards a practice that encourages the teaching-learning process more than the verification of the results collected in assessments. Based on the data obtained in our study, of a qualitative and exploratory nature, through an interview with a high school teacher from a public school, we highlight the need to insert a mandatory subject related to assessment in mathematics in the courses of Degree in Mathematics, as well as the need for investment in continuing education on the topic, allowing the teacher to expand his understanding of the possibilities of evaluation of his students. The professor participating in our study, despite advocating an evaluation practice based on more qualitative than quantitative aspects, points out that, in practice, there are limitations that imply in carrying out evaluations in a more traditional perspective, that is, based on written and individual evaluations. . In high school, in particular, there is an informal direction for the inclusion of large-scale test questions in school assessments, which can interfere with the objectives of school assessments in a formative directionpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-06-04T18:29:11Z No. of bitstreams: 1 RGO04062020.pdf: 553197 bytes, checksum: fce44973b67c2cf906dc686edc58c7d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-04T18:29:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RGO04062020.pdf: 553197 bytes, checksum: fce44973b67c2cf906dc686edc58c7d7 (MD5) Previous issue date: 2020-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcessos avaliativospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação mediadorapt_BR
dc.titleUma análise de práticas avaliativas de matemática em uma escola integral do município de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoNo presente trabalho investigamos as concepções sobre avaliação no campo do ensino da Matemática. A metodologia aplicada na averiguação do nosso estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa, do qual entrevistamos o professor de uma escola estadual integral do estado da Paraíba acerca de seus conceitos e pensamentos com o tema da nossa pesquisa. O nosso referencial teórico fundamenta-se em ideias de estudiosos na área da educação como Haydt, Hoffmann e Luckesi, que discutem sobre o tema avaliação, destacando a concepção de avaliação mediadora de Hoffman. Do ponto de vista teórico destaca-se o fato de que o processo de avaliação da aprendizagem, até o presente momento, anda a passos lentos em direção a uma prática que incentive mais o processo do ensinoaprendizagem do que a verificação dos resultados coletados nas avaliações. Com base nos dados obtidos em nosso estudo, de natureza qualitativa e exploratória, por meio de uma entrevista realizada com um professor do Ensino Médio de uma escola pública, destacamos a necessidade de inserção de uma disciplina obrigatória relacionada à avaliação em Matemática, nos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como a necessidade de investimento em formação continuada sobre o tema, possibilitando que o professor amplie sua compreensão acerca das possibilidades de avaliação de seus estudantes. O professor participante de nosso estudo, apesar de defender uma prática avaliativa baseada em aspectos mais qualitativos que quantitativos, ressalta que, na prática, há limitações que implicam na realização de avaliações em uma perspectiva mais tradicional, ou seja, baseada em avaliações escritas e individuais. No Ensino Médio, em particular, há um direcionamento informal para a inclusão de questões de teste de larga escala nas avaliações escolares, o que pode interferir nos objetivos das avaliações escolares em uma direção formativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGO04062020.pdf540,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.