Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17597
Tipo: TCC
Título: Transformações geométricas: uma abordagem através do App GeoGebra e do site Khan Academy
Autor(es): Nascimento, José Alexandre do
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A geometria é uma das áreas da matemática mais presentes em nosso dia a dia, daí a importância de estudá-la e ensiná-la nas escolas. Contudo, a presente pesquisa mostrou que seu ensino foi negligenciado por anos. Há indícios de que esta situação está sendo revertida positivamente, principalmente com o advento das tecnologias e suas ferramentas que colaboram bastante no processo de ensinar e aprender a geometria. Nesta direção, traçamos como objetivo geral desse trabalho o de analisar o desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre transformações geométricas no plano cartesiano, a saber, rotação e reflexão, a partir do uso do APP GeoGebra e do site Khan Academy. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, discutimos sobre o ensino da geometria no Brasil, nos livros didáticos, a relação da proposta da BNCC com o curso de licenciatura em Matemática da UFPB, além da discussão sobre o uso das tecnologias no ensino da geometria, destacando o uso do APP GeoGebra e do site Khan Academy. Ressaltamos que a pesquisa se deu em uma escola particular de João Pessoa, onde a metodologia usada foi a da Sala de Aula Invertida. Foram investigadas duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Com a presente pesquisa, concluímos que o uso das tecnologias, no caso específico desta pesquisa, do APP GeoGebra e do site Khan Academy, favorecera o desempenho dos alunos e a mediação docente sobre transformações geométricas, além de provocar nos alunos o interesse pelo conteúdo e o desenvolvimento de sua autonomia.
Abstract: Geometry is one of the most present areas of mathematics in our daily lives, hence the importance of studying and teaching it in schools. However, this research has shown that his teaching has been neglected for years. There are indications that this situation is being reversed positively, mainly with the advent of technologies and their toolsthat collaborate a lot in the process of teaching and learning geometry. In this direction, we set as a general objective of this work the one of analyzing the performance of the students of the 9th year of Elementary School on geometric transformations in the Cartesian plane, namely, rotation and reflection, using the GeoGebra APP and the Khan Academy website. To theoretically base this research, we discussed the teaching of geometry in Brazil, in the textbooks, the relationship of the BNCC proposal with the UFPB Mathematics degree course, in addition to the discussion on the use of technologies in the teaching of geometry, highlighting the use of the GeoGebra APP and the Khan Academy website. We emphasize that the research took place in a private school in João Pessoa, where the methodology used was that of the Inverted Classroom. Two classes of 9th grade of elementary school were investigated. With this research, we conclude that the use of technologies, in the specific case of this research, the APP GeoGebra and the Khan Academy website, favored student performance and teaching mediation about geometric transformations, in addition to provoking an interest in content and the development of their autonomy.
Palavras-chave: Geometria
Sala de aula invertida
Tecnologia - App GeoGebra
Site Khan Academy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::TECNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17597
Data do documento: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAN04062020 .pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.