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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barboza, Eudes Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T19:06:09Z | - |
dc.date.available | 2020-06-04 | - |
dc.date.available | 2020-06-04T19:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598 | - |
dc.description.abstract | Não contém | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Algebra linear | pt_BR |
dc.subject | Análise funcional | pt_BR |
dc.title | Ao infinito e além: como o conteúdo matemático passa da percepção concreta à abstrata, exemplificando-se através de conceitos e resultados similares presentes na geometria analítica, na álgebra linear e na análise funcional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | do Ó, João Marcos Bezerra | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Barbosa , Flávia Jerônimo | - |
dc.description.resumo | O pensamento matemático vem se desenvolvendo junto com a humanidade. Atualmente, grande parte desse conhecimento apresenta-se de maneira sistematizada para o ambiente escolar e/ou acadêmico sob a forma de conteúdos para serem ensinados a indivíduos que podem se encontrar em patamares de estudo que vão dedes a Educação Básica até a Pós-graduação. No entanto, pretendemos mostrar que independentemente de grau de sofisticação em que se encontra esse tipo de conteúdo, ele guarda características intrínsecas como a gradativa evolução de um nível onde os conceitos e resultado podem ser entendidos concretamente para níveis onde a abstração é cada vez mais presente, sem, no entanto, perder o contato com a concretude que iniciou a sua teoria. Aspectos como este já haviam sido levantados por Aristóteles, e mais recentemente, Piaget através de sua concepção construtivista reforça que a ampliação do conhecimento em um contexto mais geral se dar mediante conhecimentos prévios baseados na realidade na qual o sujeito está inserido. Particularmente relativa à Matemática, a teoria piagetiana prega que através da interação com uma realidade concreta se podem atingir níveis de abstração e formalidade para os conteúdos dessa área do conhecimento. Por isso, procuramos descrever como ocorre a passagem do concreto para o abstrato na Matemática por meio de conteúdos das disciplinas do Ensino Superior: Geometria Analítica, Álgebra Linear e Análise Funcional. Mostrando como ocorre a passagem de uma realidade relativamente concreta para outra relativamente abstrata, onde o método axiomático aliado ao conceito de transposição didática contribui para que o conhecimento matemático possa ser compreendido como uma constate evolução de níveis de abstração. E que a efetiva aprendizagem em Matemática só ocorre quando é possível atravessar os níveis de abstração, tanto no sentido ascendente quanto descendente. Sendo a descrição dos conteúdos proposto uma forma bastante ampla de se compreender essa gradação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EMB04062020.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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