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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarboza, Eudes Mendes-
dc.date.accessioned2020-06-04T19:06:09Z-
dc.date.available2020-06-04-
dc.date.available2020-06-04T19:06:09Z-
dc.date.issued2011-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17598-
dc.description.abstractNão contémpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-06-04T19:06:09Z No. of bitstreams: 1 EMB04062020.pdf: 1815133 bytes, checksum: a1b6b9c6dc0b7b85d402fac9807f0678 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-04T19:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMB04062020.pdf: 1815133 bytes, checksum: a1b6b9c6dc0b7b85d402fac9807f0678 (MD5) Previous issue date: 2011-07-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectAlgebra linearpt_BR
dc.subjectAnálise funcionalpt_BR
dc.titleAo infinito e além: como o conteúdo matemático passa da percepção concreta à abstrata, exemplificando-se através de conceitos e resultados similares presentes na geometria analítica, na álgebra linear e na análise funcionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1do Ó, João Marcos Bezerra-
dc.contributor.advisor-co1Barbosa , Flávia Jerônimo-
dc.description.resumoO pensamento matemático vem se desenvolvendo junto com a humanidade. Atualmente, grande parte desse conhecimento apresenta-se de maneira sistematizada para o ambiente escolar e/ou acadêmico sob a forma de conteúdos para serem ensinados a indivíduos que podem se encontrar em patamares de estudo que vão dedes a Educação Básica até a Pós-graduação. No entanto, pretendemos mostrar que independentemente de grau de sofisticação em que se encontra esse tipo de conteúdo, ele guarda características intrínsecas como a gradativa evolução de um nível onde os conceitos e resultado podem ser entendidos concretamente para níveis onde a abstração é cada vez mais presente, sem, no entanto, perder o contato com a concretude que iniciou a sua teoria. Aspectos como este já haviam sido levantados por Aristóteles, e mais recentemente, Piaget através de sua concepção construtivista reforça que a ampliação do conhecimento em um contexto mais geral se dar mediante conhecimentos prévios baseados na realidade na qual o sujeito está inserido. Particularmente relativa à Matemática, a teoria piagetiana prega que através da interação com uma realidade concreta se podem atingir níveis de abstração e formalidade para os conteúdos dessa área do conhecimento. Por isso, procuramos descrever como ocorre a passagem do concreto para o abstrato na Matemática por meio de conteúdos das disciplinas do Ensino Superior: Geometria Analítica, Álgebra Linear e Análise Funcional. Mostrando como ocorre a passagem de uma realidade relativamente concreta para outra relativamente abstrata, onde o método axiomático aliado ao conceito de transposição didática contribui para que o conhecimento matemático possa ser compreendido como uma constate evolução de níveis de abstração. E que a efetiva aprendizagem em Matemática só ocorre quando é possível atravessar os níveis de abstração, tanto no sentido ascendente quanto descendente. Sendo a descrição dos conteúdos proposto uma forma bastante ampla de se compreender essa gradação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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