Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Yanne Gomes-
dc.date.accessioned2017-08-10T15:09:00Z-
dc.date.available2016-12-14-
dc.date.available2017-08-10T15:09:00Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1759-
dc.description.abstractThe focus of this research is the production of mearnings that arise from the interaction of the students wiht the computer in a elementary education of a public school from Malta city, PB. The theorical presuppositions for the analysis of this work ware the Bakhtin verbal interaction concept and the Vani Kenski studies about interaction in networks. The interaction method with the technologies started from the relationship meanings of the students in handling the computer, on breaks and in the preferences front of the media resources. The meanings that arose in this process were the alterity in which the I only materializes with help of the other and the decision-making in participatory and responsive action about a certain attitude. In the end, arguments like the meanings arising from the interaction of students in use of computer can contribute to the process of construction of knowledge through technologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-10T15:09:00Z No. of bitstreams: 1 YGA14122016: 1353732 bytes, checksum: 79a2b23843dcfaf3a0e7d82b2282a6ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-10T15:09:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YGA14122016: 1353732 bytes, checksum: 79a2b23843dcfaf3a0e7d82b2282a6ea (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAluno - novas tecnologiaspt_BR
dc.subjectComputador - alunopt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.titleOs sentidos que surgem da interação dos alunos com as tecnologias no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e-
dc.contributor.referee1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Viera-
dc.contributor.referee2Silva, José Flávio-
dc.description.resumoO foco dessa pesquisa é a produção de sentidos que surgem da interação dos alunos com o computador no ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Malta, PB. Os pressupostos teóricos para análise desse trabalho foram o conceito de interação verbal de Bakhtin e os estudos de Vani Kenski sobre interação nas redes. O processo de interação com as tecnologias partiram da relação de sentidos dos alunos no manuseio com o computador, no recreio e em suas preferências frente aos recursos midiáticos. Os sentidos que ressoam desse processo foram o de alteridade em que o eu só se concretiza com a ajuda do outro e o de tomada de decisão na ação participativa e responsiva sobre determinada atitude. No final, argumenta-se como os sentidos que surgem da interação dos alunos no uso do computador podem contribuir para o processo de construção do conhecimento através das tecnologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YGA141220161,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.