Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17605Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Paraz, Luiz Paz | - |
| dc.date.accessioned | 2020-06-09T13:09:25Z | - |
| dc.date.available | 2020-06-09 | - |
| dc.date.available | 2020-06-09T13:09:25Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17605 | - |
| dc.description.abstract | The research addresses a sensitive theme in education, the Valorization and Recognition of Teachers, focusing on teachers from the early years of elementary school of the Municipal Public Network of João Pessoa - Paraíba. The data presented here were collected through a questionnaire directed to 9 teachers from the initial years of a Municipal Elementary School of João Pessoa. When the following data were analyzed: career time, professional achievement, work performance, satisfaction in relation to workload, job security, physical, moral or psychological threat and workplace conditions. Points of appreciation and recognition of the teacher were identified, such as: Autonomy at work, salary, continuing education, curriculum, better professional qualification, heritage infrastructure, materials and as professional dissatisfaction: workload, violence at school, rooms with inadequate number of students, remuneration, lack of material. Thus, the results of this research indicate dissatisfaction in the following aspects: salary, workload and school infrastructures and as professional satisfaction autonomy at work, democratic management. The research seeks a remembrance of laws and struggles so that there is a teacher appreciation and respectable recognition of the Teaching Profession. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-09T13:09:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPP09062020.pdf: 514142 bytes, checksum: f32eea38a6893c253f7e7a189d6b22a2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-09T13:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPP09062020.pdf: 514142 bytes, checksum: f32eea38a6893c253f7e7a189d6b22a2 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Professor - educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Valorização docente | pt_BR |
| dc.subject | Reconhecimento profissional | pt_BR |
| dc.title | Valorização e reconhecimento docente nos anos iniciais do ensino fundamental no município de João Pessoa/PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mandú, Thamyris Mariana Camarote | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa aborda um tema sensível na educação, a Valorização e Reconhecimento dos Professores, tendo como foco professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de João Pessoa – Paraíba. Os dados aqui apresentados foram coletados através de questionário direcionados a 9 professores dos anos iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de João Pessoa. Sendo analisados os dados: tempo de carreira, realização profissional, realização no trabalho, satisfação em relação ao volume de trabalho, segurança no trabalho, ameaça física, moral ou psicológica e condições do local de trabalho. Foram identificados pontos de valorização e reconhecimento do professor(a), tais como: Autonomia no trabalho, salário, formação continuada, grade curricular, melhor qualificação profissional, infraestrutura patrimonial, materiais e como insatisfação profissional: cargahorária, violência na escola, salas com número de alunos inadequado, remuneração, falta de material. Dessa forma os resultados desta pesquisa apontam insatisfação nos seguintes aspectos: salarial, carga-horária de trabalho e infraestruturas da escola e como satisfação profissional autonomia no trabalho, gestão democrática. A pesquisa busca uma rememoração das leis e as lutas para que haja uma valorização docente e reconhecimento respeitável da Profissão Professor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LPP09062020.pdf | 502,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
