Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJÚNIOR, MARCELO FELINTO DE ARAGÃO-
dc.date.accessioned2020-06-09T15:19:08Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-09T15:19:08Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17607-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the intersections of race/color, gender, class and sexual orientation in narratives of Conceição Evaristo and Miriam Alves. For that, we compare the short stories “Olhos verdes de Esmeralda” and “Beijo na face”, in addition to “Maria” and “Cinco cartas para Rael”. The short stories analyzed here were extracted from the books: Olhos D’água (2015), from Conceição Evaristo, and Mulher Mat(r)iz (2011), from Miriam Alves. The theorical contribution drawn on this work is from the book Interseccionalidade (2019), from the researcher Carla Akotirene who is from Bahia, and from the work Memória de Plantação (2019) from the portuguese theorist Grada Kilomba. We understand, through the intersectionality, that different types of oppressions surround and cross the studied characters of these narratives. We observe, besides that, that the four short stories analyzed bring black women as protagonists. So, we can prove that black women are part from a more vulnerable and susceptible group to have their bodies violated. We conclude, then, that the race violence is related, in its majority, to the gender, class, or sex orientation violence. That occurs because current society still maintains racists and patriarchal behaviors, contributing, in this way, to the maintenance of a colonial oppression’s matrix.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-09T15:19:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MFAJ20032020.pdf: 483607 bytes, checksum: 23c3f85ae975bb2f2eecd61892125d51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-09T15:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MFAJ20032020.pdf: 483607 bytes, checksum: 23c3f85ae975bb2f2eecd61892125d51 (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectOpressõespt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectAutoria Femininapt_BR
dc.subjectLiteratura Afro- brasileirapt_BR
dc.titleNO CRUZAMENTO DAS AVENIDAS IDENTITÁRIAS: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DE CONTOS DAS ESCRITORAS CONCEIÇÃO EVARISTO E MIRIAM ALVESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Franciane Conceição da-
dc.description.resumoO presente estudo busca analisar as intersecções de raça/cor, gênero, orientação sexual e classe em narrativas de Conceição Evaristo e Miriam Alves. Para tanto, comparamos o conto “Os olhos verdes de Esmeralda” e “Beijo na face”, além de “Maria” e “Cinco cartas para Rael”. Os contos analisados foram extraídos dos livros: Olhos D’água (2016), de Conceição Evaristo, e Mulher Mat(r)iz (2011), de Miriam Alves. O aporte teórico utilizado nesse trabalho é proveniente do livro Interseccionalidade (2019), da pesquisadora baiana Carla Akotirene, e da obra Memórias da Plantação (2019), da teórica portuguesa Grada Kilomba. Percebemos, através da interseccionalidade, que diferentes tipos de opressão circundam e atravessam as personagens das narrativas estudadas. Observamos, ainda, que os quatro contos analisados trazem como protagonistas mulheres negras. Assim, pudemos comprovar que as mulheres negras fazem parte do grupo mais vulnerável e suscetível a terem seus corpos violentados. Concluímos, portanto, que a violência de raça está atrelada, na maioria dos casos, à violência de gênero, classe e/ou orientação sexual. Isso ocorre porque a sociedade atual ainda preserva comportamentos racistas e patriarcais, contribuindo, deste modo, para a manutenção de uma matriz de opressão colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFAJ20032020.pdf472,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons