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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17608
Tipo: TCC
Título: PRODUÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO
Autor(es): SILVA, MARIA ASSUCENA TIBURTINO DA
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: A aprendizagem da língua escrita é um processo de construção e interação do sujeito com o meio em que vive, pensado nisso, não podemos separar a língua e a sociedade. A aquisição da escrita não se efetua da mesma maneira para todas as crianças, cada uma possui um ritmo de assimilação e o processo pode variar dentro de uma mesma faixa etária. Este trabalho teve por objetivo relatar as experiências de práticas de escrita em uma turma do ciclo de alfabetização, com base nos direitos de aprendizagem e aprofundar o conhecimento sobre o processo de aquisição de linguagem. Tudo isso filiado a uma perspectiva interacionista, em que a língua é posta a serviço das interações sociais. Para fundamentarmos teoricamente, nos baseamos em (BAKHTIN, 1995), (VYGOTSKY,1998), (ROJO,2009), (MARCUSCHI ,2008), (SCHNEUWLY,2004) e nos Documentos desenvolvidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) para a Alfabetização. Metodologicamente, partiremos de uma apresentação sobre a nossa perspectiva de escrita e de concepção de língua, enquanto prática social. Em seguida, descreveremos e analisaremos a aplicação da sequência didática escolhida, trabalhando com o gênero autobiografia, visando à consolidação do direito à produção de textos escritos na alfabetização e o impacto dessa atividade nas crianças e para nossa formação docente. As análises mostram a eficácia do processo evolutivo da escrita das crianças, com enfoque principal no trabalho de escrita e reescrita das atividades desenvolvidas e nos revelam também que o processo de escrita é o mesmo para todos nos diferentes níveis de ensino.
Abstract: Learning written language is a process of construction and interaction between the subject and the environment in which he lives. With this in mind, we cannot separate language and society. Writing acquisition is not the same for all children, each has a rate of assimilation, and the process may vary within the same age range. This research aimed to apply writing practices in a class of the literacy cycle, based on learning rights and deepen the knowledge about the process of language acquisition. All this affiliated to an interactionist perspective, in which language is put at the service of social interactions. For theoretical reasons, we are based on BAKHTIN (1995), VYGOTSKY (1998), ROJO (2009), MARCUSCHI (2008), SCHNEUWLY (2004) and the Documents developed by MEC for Literacy. Methodologically, we will start from a presentation about our perspective of writing and language conception as a social practice. Then, we describe and analyze the application of the chosen teaching sequence, working with the autobiography genre, aiming at the consolidation of the right to the production of written texts in literacy and the impact of this activity on children and on our teacher education. The analyzes show the effectiveness of the evolutionary process of children's writing, focusing mainly on the writing and rewriting work of the developed activities and also reveal that the writing process is the same for everyone at different levels of education.
Palavras-chave: Direitos de aprendizagem
Escrita
Práticas
Alfabetização
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17608
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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