Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, ROSINEIDE MARIA DA SILVA-
dc.date.accessioned2020-06-09T18:41:43Z-
dc.date.available2020-03-20-
dc.date.available2020-06-09T18:41:43Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17611-
dc.description.abstractIn the Read of Short Story: Discover New Horizons Project we aim to enable greater contact with the transformative and reflective optics of literature through reflective readings in the classroom. Through this, we carry out interventions in the 9th year that comprises Elementary School. The actions were carried out at the Alice Carneiro State Elementary and High School, located in the city of João Pessoa (PB). The purpose of the project was to encourage students to take a position on themes that circumscribe the texts in question, given that they portray the subject's daily life and its vicissitudes. We will highlight part of this experience, in which we will highlight methods that provide new pedagogical possibilities in the training of student readers with a focus on Elementary Education II. In this sense, we have bibliographic research and field / action research, given that there was intervention in the classroom. Furthermore, we used the theoretical framework the official documents BNCC (2017/2018), PCN (1997), among other renowned authors on the teaching of literature and reading. In this perspective, it was found that working with literature and reading can develop in students the ability to reflect the world and human experiences through new reading experiments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-06-09T18:41:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RMSS20032020.pdf: 561687 bytes, checksum: 3b00d1f7e99edff53d755af7a16ae91a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-09T18:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RMSS20032020.pdf: 561687 bytes, checksum: 3b00d1f7e99edff53d755af7a16ae91a (MD5) Previous issue date: 2020-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.titleA LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DAS PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA SALA DE AULApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoNo projeto Leia Um Conto: Descubra Novos Horizontes objetivamos viabilizar um maior contato com a ótica transformadora e reflexiva da literatura através de leituras reflexivas em sala de aula. Mediante a isto, realizamos intervenções no 9° ano que compreende o Ensino Fundamental. As ações foram efetivadas na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Alice Carneiro, localizada, na cidade de João Pessoa (PB). O propósito do projeto foi incentivar os discentes a se posicionarem sobre temas que circunscrevem os textos em questão, dado que retratam o cotidiano do sujeito e suas vicissitudes. Evidenciaremos parte dessa experiência, na qual destacaremos métodos que proporcionem novas possibilidades pedagógicas na formação de alunos leitores com enfoque no Ensino Fundamental II. Nesse sentido, nos dispusemos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo/ação, dado que houve intervenção em sala de aula. Outrossim, utilizamos o arcabouço teórico os documentos oficiais BNCC (2017/2018), PCN (1997), dentro outros autores renomados sobre o ensino de literatura e leitura. Nessa perspectiva, se verificou que o trabalho com literatura e leitura, pode desenvolver nos alunos capacidade de refletirem o mundo e as experiências humanas mediante novas experimentações de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMSS20032020.pdf548,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons