Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17611
Tipo: TCC
Título: A LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DAS PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA SALA DE AULA
Autor(es): SANTOS, ROSINEIDE MARIA DA SILVA
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: No projeto Leia Um Conto: Descubra Novos Horizontes objetivamos viabilizar um maior contato com a ótica transformadora e reflexiva da literatura através de leituras reflexivas em sala de aula. Mediante a isto, realizamos intervenções no 9° ano que compreende o Ensino Fundamental. As ações foram efetivadas na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Alice Carneiro, localizada, na cidade de João Pessoa (PB). O propósito do projeto foi incentivar os discentes a se posicionarem sobre temas que circunscrevem os textos em questão, dado que retratam o cotidiano do sujeito e suas vicissitudes. Evidenciaremos parte dessa experiência, na qual destacaremos métodos que proporcionem novas possibilidades pedagógicas na formação de alunos leitores com enfoque no Ensino Fundamental II. Nesse sentido, nos dispusemos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo/ação, dado que houve intervenção em sala de aula. Outrossim, utilizamos o arcabouço teórico os documentos oficiais BNCC (2017/2018), PCN (1997), dentro outros autores renomados sobre o ensino de literatura e leitura. Nessa perspectiva, se verificou que o trabalho com literatura e leitura, pode desenvolver nos alunos capacidade de refletirem o mundo e as experiências humanas mediante novas experimentações de leitura.
Abstract: In the Read of Short Story: Discover New Horizons Project we aim to enable greater contact with the transformative and reflective optics of literature through reflective readings in the classroom. Through this, we carry out interventions in the 9th year that comprises Elementary School. The actions were carried out at the Alice Carneiro State Elementary and High School, located in the city of João Pessoa (PB). The purpose of the project was to encourage students to take a position on themes that circumscribe the texts in question, given that they portray the subject's daily life and its vicissitudes. We will highlight part of this experience, in which we will highlight methods that provide new pedagogical possibilities in the training of student readers with a focus on Elementary Education II. In this sense, we have bibliographic research and field / action research, given that there was intervention in the classroom. Furthermore, we used the theoretical framework the official documents BNCC (2017/2018), PCN (1997), among other renowned authors on the teaching of literature and reading. In this perspective, it was found that working with literature and reading can develop in students the ability to reflect the world and human experiences through new reading experiments.
Palavras-chave: Ensino
literatura
leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17611
Data do documento: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMSS20032020.pdf548,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons