Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17612
Tipo: | TCC |
Título: | “O CONHECIMENTO GRAMATICAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES A PARTIR DO ITEM QUE” |
Autor(es): | ADELINO, WAMBERSON |
Primeiro Orientador: | Matos, Denilson Pereira de |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo investigar a defasagem ou não do conhecimento gramatical do licenciando de língua portuguesa através do item QUE como instrumento de verificação. Tendo em vista as dificuldades da licenciatura de língua portuguesa notadas na disciplina de sintaxe, a fim de pesquisar a questão de defasagem no conhecimento gramatical. Para tanto, é necessário coletar dados existentes para que se possa confirmar a hipótese em questão. E para isso, se foi aplicado um questionário em forma de pesquisa de campo com os alunos de letras- português da Universidade Federal da Paraíba, e diante disso, verifica-se que foi constatada uma possível hipótese de defasagem como indicação de que ainda existe deficiência no conhecimento gramatical, pois o resultado foi parcial. Entretanto, não necessariamente comprovando essa defasagem colocada em questão, podendo a pesquisa ser estendida posteriormente a partir de outros trabalhos, isso para possível comprovação. Utilizei como principais bases teóricas cinco gramáticas conceituadas cujos autores são: Pedro Luft, Rocha Lima, Celso Cunha Lindley Cintra, Ismael Coutinho e Nilson Teixeira de Almeida. E algumas citações dos autores: Evanildo Bechara, Bernadete A. Gatti e Wanderli Bastos. |
Abstract: | This work aims to investigate the discrepancy or lack of grammatical knowledge of the Portuguese language teacher through the item QUE as a verification tool. In view of the difficulties of the Portuguese language degree noted in the syntax discipline, in order to research the issue of lag in grammatical knowledge. Therefore, it is necessary to collect existing data in order to confirm the hypothesis in question. And for that, if a questionnaire was applied in the form of field research with students of Portuguese letters at the Federal University of Paraíba, and in view of that, it appears that a possible hypothesis of lag was found as an indication that there is still a disability in grammatical knowledge, because the result was partial. However, not necessarily proving this gap put in question, the research can be extended later from other works, this for possible verification. I used as main theoretical bases five renowned grammars whose authors are: Pedro Luft, Rocha Lima, Celso Cunha Lindley Cintra, Ismael Coutinho and Nilson Teixeira de Almeida. And some quotes from the authors: Evanildo Bechara, Bernadete A. Gatti and Wanderli Bastos. |
Palavras-chave: | Conhecimento gramatical Licenciatura Item QUE Sintaxe |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17612 |
Data do documento: | 20-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wamberson Adelino- Versao final.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons