Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17615Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Leonardo Lima da | - |
| dc.date.accessioned | 2020-06-12T18:33:05Z | - |
| dc.date.available | 2020-06-12 | - |
| dc.date.available | 2020-06-12T18:33:05Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17615 | - |
| dc.description.abstract | Este documento de conclusión del curso (TCC) aborda el tema de la participación de los estudiantes varones en el curso de pedagogía en el componente curricular obligatorio Pasantía supervisada en educación infantil. Es una investigación que tiene como asignaturas a los estudiantes varones del curso de pregrado de Pedagogía, del Campus I de la Universidad Federal de Paraíba, y que ya han estudiado dicho componente curricular. Esta TCC tiene como objetivo central comprender los caminos, desafíos y posibilidades de estos estudiantes en Educación Infantil, un área de actividad docente marcadamente femenina, a la luz de los conceptos de género y masculinidad. Por lo tanto, contribuimos a las reflexiones que buscan comprender las razones de los prejuicios que ocurrieron con estos estudiantes durante la pasantía en Educación Infantil. Es una investigación cualitativa en la que la producción de material empírico se produjo mediante la aplicación de un cuestionario con los estudiantes del curso. Entre los resultados, los cruces de género se destacan en el desempeño de estos estudiantes y profesionales de las escuelas donde realizaron las pasantías y una cierta naturalización de esto como un espacio para las mujeres. Se sugiere, en respuesta a enfrentar tales situaciones, que las cuestiones de género se estudien y profundicen durante el proceso de graduación de la pedagogía, así como en la educación continua de los profesionales de la educación, corroborando la construcción de una sociedad más justa e igualitaria. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-12T18:33:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLS12062020.pdf: 2329483 bytes, checksum: 45e652a0dc0dee1c9660085fa1aab52f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-12T18:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLS12062020.pdf: 2329483 bytes, checksum: 45e652a0dc0dee1c9660085fa1aab52f (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.title | Desafios dos estudantes homens na educação infantil: reflexões à luz das relações de gênero | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Félix da | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática da participação estudantes homens do curso de Pedagogia no componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa que tem como sujeitos os estudantes homens da graduação de Pedagogia, do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, e que já cursaram o referido componente curricular. Este TCC tem como objetivo central compreender os percursos, os desafios e possibilidades desses estudantes na Educação Infantil, uma área de atuação docente marcadamente feminina, à luz dos conceitos de gênero e masculinidade. Assim, contribuímos com as reflexões que buscam compreender os motivos dos eventuais preconceitos ocorridos com esses estudantes durante o estágio em Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a produção do material empírico ocorreu por meio da aplicação de um questionário com estudantes do curso. Entre os resultados destacam-se atravessamentos de gênero na atuação desses estudantes e das profissionais das escolas onde realizaram os estágios e uma certa naturalização desse como sendo um espaço para mulheres. Sugere-se, como resposta ao enfrentamento de tais situações que as questões de gênero sejam estudadas e aprofundadas durante o processo de graduação em Pedagogia, bem como na formação continuada de profissionais da educação, corroborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LLS12062020.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
