Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Bárbara Léia Lopes de-
dc.date.accessioned2020-06-12T19:02:05Z-
dc.date.available2020-06-12-
dc.date.available2020-06-12T19:02:05Z-
dc.date.issued2020-04-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17617-
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como objetivo principal discutir la importancia de la representatividad para los grupos minoritarios de ensino, enfocando principalmente en personas negras. Apuntando caminos sobre lo que es representatividad; incorporando de manera seria y responsable la importancia de la diversidad cultural en clase y cuestionando algunas prácticas racistas en institución de ensino, la escuela tiene el papel fundamental en la desconstrucción de preconceitos. Ella debe, siempre que possible, invitar los alumnos a refletir sobre cultura, identidad, racismo y respecto. Por eso, fue previsto una investigación cualitativa, desarrollada con alumnos de un salón de clase de 1° y 3° año del Ensino Fundamental y una entrevista con una profesora que lesiona en Ensino Fundamental. Fue constatado que la profesora reconoce la importancia de trabajar sobre el tema de cultura africana y afrobrasileña y que en los libros didácticos estas representaciones para los grupos minoritarios están mal realizados, debido al modelo blanco eurocéntrico. Por medio de los talleres, fue mostrada la receptividad y el reconocimiento de las niños sobre la importancia de que los artistas negros aparezcan en los medios. Es importante que la comunidad académica, incluso los profesores que están en las prática, en ejercicio de magisterio, comprendan las concepciones y los conceptos y se apoderan de la discusión. Ser capaz de empezar reflexiones y debates con propiedades en clase y profundizar el tema en la literatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-12T19:02:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLLS12062020.pdf: 2064939 bytes, checksum: 0b4020237a225baa4892cd00b4f284d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-12T19:02:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLLS12062020.pdf: 2064939 bytes, checksum: 0b4020237a225baa4892cd00b4f284d9 (MD5) Previous issue date: 2020-04-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA importância da representatividade para os grupos minoritários: uma revolução na construção de identidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Surya Aaronovich Pombo de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal debater a importância da representatividade para os grupos minoritários no ensino, focando principalmente em pessoas negras. Apontando caminhos sobre o que é representatividade; incorporando de maneira séria e responsável a importância da diversidade cultural na sala de aula e questionando algumas práticas racistas na instituição de ensino. A escola tem o papel fundamental na desconstrução de preconceitos. Ela deve, sempre que possível, convidar os alunos a refletir sobre cultura, identidade, racismo e respeito. Por isso, foi previsto uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com alunos da turma do 1° e 3° ano do Ensino Fundamental e uma entrevista com uma professora que leciona no Ensino Fundamental. Foi constatado que a professora reconhece a importância de trabalhar sobre a cultura africana e afro-brasileira e que, nos livros didáticos, estas representações para os grupos minoritários são mal desempenhadas, devido ao padrão branco eurocêntrico. Por meio das oficinas, foi mostrada a receptividade e o reconhecimento das crianças sobre a importância de artistas negros aparecerem na mídia. É importante que a comunidade acadêmica, inclusive os professores que estão na prática, no exercício de magistério, compreendam as concepções e os conceitos e se apoderem da discussão. Podendo iniciar reflexões e debates com propriedades em sala de aula e aprofundar o tema na literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLLS12062020.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons