Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17622
Tipo: TCC
Título: Avaliação dos conteúdos de biologia de livros do segundo ano do ensino médio.
Autor(es): Gouveia, Lucas de Sousa
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Mário Luiz Farias
Resumo: Há tempos vem se discutindo sobre uma educação de qualidade no país, buscando melhorar e destacar a educação brasileira entre as melhores. Para esse objetivo ser alcançando, além da importância com relação a formação de profissionais qualificados, também é importante que os recursos disponíveis sejam de qualidade, se tornando fundamental para avançarmos no quesito educação. Nesse contexto, os livros são considerados recursos fundamentais, pois, em muitas escolas, é comum que este seja o único material disponível para apoio ao professor. Assim, as avaliações dos livros didáticos são importantes para a obtenção de materiais cada vez mais qualificados. Deste modo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os conteúdos abordados nos livros de 2o ano (Volume) do Ensino Médio de Biologia. Dentre os livros indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ministério de Educação, foram escolhidos três obras (Contato Biologia, Biologia Moderna e Biologia Hoje), equivalentes ao triênio 2018 a 2020, para avaliação de 24 conteúdos, e consequente análises descritivas em relação a abordagem dos assuntos. A partir de análises descritivas sobre a abordagem dos autores dos livros escolhidos, foi feito um quadro que aponta as obras que melhor abordam os conteúdos avaliados. Diante disso, conclui-se que em caso de elaboração de material didático para suas aulas, o professor pode selecionar o livro que melhor aborda determinado tema, mas caso tenha que indicar uma das obras, o livro Biologia Hoje seria o indicado, por ser destaque em um maior número de conteúdos.
Abstract: It has been much discussed about quality education in the country, seeking to improve and highlight Brazilian education among the best. Then, an objective to be achieved besides the training of qualified professionals, it is also important that the resources available are of quality, becoming fundamental to advanced education. In this context, textbooks are for sure one of the most important fundamental resources, because in many schools, it is common for them to be the only material available for teacher’s support. Thus, the evaluation of textbooks are important to obtain and increase the qualified materials. As that said, this study aims to analyze the contents covered in Biology books of the 2nd year of High School. Among the books indicated by the National Textbook Plan of the Ministry of Education, three works were chosen (Contato Biologia, Biologia Moderna and Biologia Hoje), equivalent to the three-year period from 2018 to 2020, for the evaluation of 24 contents, and consequent descriptive analyzes in relation to approach to matters. Based on descriptive analyzes on approach of the authors of the chosen books, we created a correlation that points out the works that best approach the evaluated contents. Therefore, it is concluded that in the case of the elaboration of didactic material for his classes, the teacher can select the book that best addresses a certain theme, but if he has to indicate one of the works, the book “Biologia Hoje” was highlighted in a greater number of contents.
Palavras-chave: Ciências.
Educação.
Licenciatura.
Material didático.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17622
Data do documento: 23-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSG15062020-MB238.pdf777,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons