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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17638
Tipo: TCC
Título: Mulher,mãe e universitária: desafios e possibilidades de conciliar a maternidade à vida acadêmica
Autor(es): Lídia, Laís Balbino Gomes
Primeiro Orientador: Braga, Iara Falleiros
Resumo: A temática da vivência da maternidade e vida acadêmica tem ganhado destaque na produção acadêmica, evidenciando desvantagens para as mulheres quando estas vivenciam a maternidade durante a graduação, pois é ainda sobre o gênero feminino que recai, em nossa cultura, as responsabilidades dos cuidados parentais. Diante desse panorama, a presente pesquisa objetivou analisar os desafios e as possibilidades de conciliar a maternidade com a vida acadêmica das mães estudantes do curso de Terapia Ocupacional do Campus I da Universidade Federal da Paraíba –UFPB, bem como, conhecer suas trajetórias na intersecção das vivências da maternidade e demandas acadêmicas e identificar os fatores que influenciam na permanência universitária. A pesquisa tem caráter qualitativo com característica descritiva exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas entrevistas com cinco jovens universitárias, estudantes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, com idade entre 19 e 29 anos, que vivenciam a maternidade e que têm filhos na faixa etária de 3 meses à 6 anos de idade. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, de Bardin. A partir da análise dos dados foram identificadas três categorias temáticas: 1. “Hoje eu sou uma mãe universitária” -Trajetórias das mães estudantes na intersecção das vivências da maternidade e demandas acadêmicas; 2. “Sinto que não estou sendo nem boa mãe, nemboa estudante” -Dificuldades de conciliar a vida acadêmica com a maternidade e 3. “Se não fosse a minha rede de apoio eu não estaria conseguindo” -Possibilidades e permanência universitária. Os resultados obtidos trazem uma nova perspectiva sobre a vivência da martenidade no contexto acadêmico, demonstram que a busca por estratégias para permanência universitária fazem-se necessárias, pois a universidade ainda se posiciona de forma apática frente àsadversidades enfrentadas por esse público. Conclui-se que há necessidade de discutir acerca dessa realidade de ser mãe e estudante no contexto acadêmico, excitar os debates e a reflexão sobre a temática, bem como a preocupação com as tentativas de facilitar esta experiência a partir de ações e políticas públicas einstitucionais.
Abstract: The theme of experiencing motherhood and academic life has gained prominence in academic production, showing disadvantages for women when they experience motherhood during graduation, as it is still on the female gender that, in our culture, the responsibilities of parental care fall. Given this panorama, the present research aimed to analyze the challenges and the possibilities of reconciling motherhood with the academic life of the mothers students of the Occupational Therapy course at Campus I of the Federal University of Paraíba -UFPB, as well as knowing their trajectories at the intersection of maternity experiences and academic demands and to identify the factors that influence university permanence. The research has a qualitative character with an exploratory descriptive characteristic. Data collection took place through semi-structured interviews. Interviews were carried out with five young universitystudents, students of the Occupational Therapy course at UFPB, aged between 19 and 29 years old, who experience motherhood and who have children aged 3 months to 6 years old. The data were analyzed using Bardin's thematic content analysis technique. From the data analysis, three thematic categories were identified: 1. “Today I am a university mother” -Trajectories of student mothers at the intersection of maternity experiences and academic demands; 2. “I feel that I am neither a good mother nor a good student” -Difficulties in reconciling academic life with motherhood and 3. “If it weren't for my support network, I wouldn't be able to” -Possibilities and university permanence. The results obtained bring a new perspective on the experience of martenity inthe academic context, demonstrating that the search for strategies for university permanence is necessary, since the university is still apathetically positioned against the adversities faced by this public. We conclude that there is a need to discuss about this reality of being a mother and student in the academic context, to excite debates and reflection on the theme, as well as the concern with attempts to facilitate this experience based on public and institutional actions and policies.
Palavras-chave: Maternidade
Estudantes
Universidade
Terapia Ocupacional
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS DA SAÚDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17638
Data do documento: 24-Mar-2020
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