Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1764
Tipo: | TCC |
Título: | Moodle nos cursos de tecnologia: análise do curso de Tecnologia em Gestão Pública da UFPB 2010-2012 |
Autor(es): | SILVA, Thony Robson de Oliveira |
Primeiro Orientador: | MARANHÃO FILHO, Efrem de Aguiar |
referee1 : | CARNEIRO, Vanderson Gonçalves |
referee2: | FIGUEIREDO, Nayara Ruth Mangueira de |
Resumo: | A adoção das novas tecnologias baseadas na internet, como forma de entrega de serviços governamentais tornou-se uma tendência recente na Administração Pública, assim, a analise do MOODLE no curso de tecnologia em gestão publica da universidade federal da Paraíba, é o tema da presente monografia, resultante de pesquisa aplicada aos professores do departamento de tecnologia e gestão e discentes do curso de tecnologia em gestão pública desta instituição. O objetivo geral consistiu em analisar a forma como a plataforma MOODLE auxilia na relação entre a instituição de ensino público e os seus docentes e discentes, sendo limitado ao estudo, o processo de ensino-aprendizagem com o uso de mundos digitais, a partir da perspectiva de seus participantes. Realizado o método de estudo de caso duplo, através da aplicação de entrevistas na forma de questionário aberto, elaborado e conduzido via o sistema Google Docs em duas versões, a primeira enviada aos professores e a segunda aos alunos, com auxilio de pesquisa documental. Dado o objetivo do estudo, visualizado como método mais adequado. A conclusão alcançada, observada a ideia de utilização, a partir da adequação, do sistema de e-Government para a educação superior pública, especificamente de sua aplicação em cursos presenciais de curta duração como o de graduação tecnológica, objeto de estudo deste trabalho, nota-se, até certo ponto, uma similaridade com os procedimentos e técnicas utilizadas nas demais formas de educação a distancia superior pública, no entanto devem ser frisadas especificidades únicas do caso em questão, demonstradas ao longo do trabalho e que evidenciam a necessidade de estudo, aplicado a esta categoria, por assim dizer, de ensino a distancia. Todavia, a experiência, aprendizagem e preparação do profissional da área são de extrema qualidade e incontestável eficiência mediante a proposta apresentada pelo curso. |
Abstract: | The adoption of new technologies based on the Internet as a way of delivering government services has become a recent trend in public administration, thus the analysis of the Moodle course management technology publishes the Federal University of Paraíba, is the subject of this monograph resulting from applied research to professors of technology and management and technology students from the public management of this institution. The overall goal was to analyze how the platform MOODLE assists in the relationship between the institution of public education and its teachers and students, being limited to the study, the process of teaching and learning using digital worlds, from the perspective of its participants. Conducted the case study method double, through the application of interviews in the form of open questionnaire, prepared and conducted via the Google Docs system in two versions, the first and the second sent to teachers to students, with the help of documentary research. Given the purpose of the study, viewed as the most appropriate method. The conclusion reached, observed the idea of use, from the adequacy of the system of e-Government for public higher education, specifically its application in short courses such as undergraduate programs, the object of study of this paper, note it is, to some extent, a similarity with the procedures and techniques used in other forms of public higher education distance, however must be unique beaded specifics of the case, demonstrated throughout the work and highlight the need to study applied to this category, so to speak, of distance learning. However, experience, learning and professional preparation of the area are of the utmost quality and unquestionable efficiency through the proposal of the course. |
Palavras-chave: | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PLATAFORMA MOODLE E-GOVERNMENT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1764 |
Data do documento: | 6-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TROS10082017.pdf | 10,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons