Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17641
Tipo: TCC
Título: O cotidiano de crianças em tratamento oncológico.
Autor(es): Bronzeado, Katylene Rebeca Batista
Primeiro Orientador: Silva, Ângela Cristina Dornelas da
Resumo: As ocupações desempenhadas na vida de uma criança estão suscetíveis a serem afetadas quando ela é submetida ao tratamento oncológico. Tendo como ponto de partida a percepção da própria criança sobre o seu dia-a-dia, incitando a reflexão de quais são as atividades que para elas possui mais significado na vida, o presente estudo tem como objetivo geral compreender as percepções de crianças com câncer sobre seu cotidiano durante o tratamento. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram doze crianças de sete a onze anos que estavam hospedadas no núcleo de apoio à criança com câncer da Paraíba. Como instrumento de obtenção de dados utilizou-se uma ficha de caracterização do perfil dos participantes e um roteiro de entrevista semiestruturada. A coleta do material foi realizada nas instalações da casa da criança com câncer da Paraíba e os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo fundamentada nos princípios de Laurence Bardin. Como resultados foi possível compreender que as crianças em tratamento oncológico priorizam em seu cotidiano as atividades direcionadas a saúde e a manutenção da vida; descrevem sentimentos de privação relacionados a liberdade e a despretensão das atividades da infância; e externam a noção de afastamento, mesmo que temporário, da rotina vivenciada em suas localidades. A pesquisa possibilitou contribuir para a análise da situação do cotidiano de crianças com câncer no estado da Paraíba, além disso, poderá direcionar intervenções futuras da Terapia Ocupacional na oncologia pediátrica, potencializando as práticas desenvolvidas por este profissional junto a equipe multidisciplinar beneficiando a população assistida. Espera-se fomentar o interesse por pesquisas complementares na área.
Abstract: The occupations performed in a child's life are likely to be affected when he is subjected to cancer treatment. Taking as a starting point the child's own perception of their day-to-day life, prompting the reflection of what activities have the most meaning for them in life, the present study aims to understand the perceptions of children with cancer about their daily lives during treatment. This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach to the data, in which twelve children aged seven to eleven participated in the support center for children with cancer in Paraíba. As a tool for obtaining data, a profile characterization form for the participants and a semi-structured interview script were used, in addition to the playful material used to form a bond between children and the researcher and to facilitate the child's participation in the research. The material was collected at the premises of the home of the child with cancer in Paraíba and the data obtained were analyzed using the content analysis technique based on the principles of Laurence Bardin. As a result, it was possible to understand that children undergoing cancer treatment prioritize activities aimed at health and life maintenance in their daily lives; describe feelings of deprivation related to freedom and unpretentious childhood activities; and externalize the notion of distancing, even if temporary, from the routine experienced in their localities. The research made it possible to contribute to the analysis of the daily situation of children with cancer in the state of Paraíba, in addition, it may direct future interventions of Occupational Therapy in pediatric oncology, enhancing the practices developed by this professional with the multidisciplinary team benefiting the assisted population. It is expected to foster the interest of academics in Occupational Therapy in complementary research in the area.
Palavras-chave: Neoplasias
Criança
Atividades Cotidianas
Terapia Ocupaciona
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS DA SAÚDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17641
Data do documento: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRBB02042020.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.