Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17652
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões e colaborações da educação ambiental para o planejamento e criação de um jardim botânico em um Centro de Ciências Agrárias na UFPB. |
Autor(es): | Medeiros, Thamisis Maia de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, David Holanda de |
Resumo: | A situação atual do planeta enquanto a questão ambiental demonstra a necessidade de se desenvolver práticas eficazes de Educação Ambiental com a população, a fim de alcançar mudanças de concepções e atitudes que levem a preservação do meio ambiente. Aliado a esta situação, surge os Jardins Botânicos como instituições capazes de promover atividades educativas que contribuam na formação de sujeitos ecológicos. De acordo com isso, este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de atividades voltadas para a Educação Ambiental no Arboreto Jayme Côelho de Moraes do CCA/UFPB, a fim de subsidiar a criação de um jardim botânico na área. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para traçar propostas de Educação Ambiental, além de visitas na área para mapear e apontar as potencialidades do ambiente e a aplicação de questionários com os alunos de escolas da cidade de Areia- PB para levantar as principais demandas e expectativas destes alunos. Os dados foram organizados em dois temas: a percepção dos estudantes e propostas para desenvolvimento de Educação Ambiental. Foi constatado que 50% dos alunos envolvidos possuem uma visão de meio ambiente pautada na natureza intocada e que os estes alunos possuem um vínculo com ambientes naturais. Além disto, foi identificado que o arboreto tem grandes potencialidades para a implantação de um jardim botânico, caracterizada pelo rico conjunto florístico e a estrutura física que compõe o local. Foi verificado que a cidade de Areia não possui um espaço físico voltado para o conhecimento e divulgação da biodiversidade, e tal situação será modificada com a implementação do jardim botânico. Portanto as ações de educação ambiental sugeridas para este jardim estão pautadas nos princípios de Educação Ambiental propostos pela PNEA e sugere-se que sejam desenvolvidas com público que já visita a área do AJCM, para se obter melhorias para o futuro jardim botânico. |
Abstract: | The current situation of the planet while the environmental issue demonstrates the need to develop effective Environmental Education practices with the population, in order to achieve changes in conceptions and attitudes that lead to the preservation of the environment. Allied to this situation, the Botanical Gardens appear as institutions capable of promoting educational activitiesthat contribute to the formation of ecological subjects. Accordingly, this work aims to develop an activity plan focused on Environmental Education at the Jayme Côelho de Moraes Arboretum of the CCA / UFPB, in order to subsidize the creation of a botanical garden in the area. Bibliographic research was carried out to outline proposals for Environmental Education, inaddition to visits in the area to map and point out the potential of the environment and the application of questionnaires with students from schools in the city of Areia-PB to raise the main demands and expectations of these students. The data were organized into two themes: students' perceptions and proposals for the development of Environmental Education. It was found that 50% of the students involved have a view of the environment based on untouched nature and that these students have a bond with natural environments. In addition, it was identified that the arboretum has great potential for the implantation of a botanical garden, characterized by the rich floristic set and the physical structure that makes up the place. It was verified that the city of Areia does not have a physical space dedicated to the knowledge and dissemination of biodiversity, and this situation will be modified with the implementation of the botanical garden. Therefore, the environmental education actions suggested for this garden are guided by the principles of Environmental Education proposed by PNEA and it is suggested that they be developed with a public that already visits the AJCM area, in order to obtain improvements for the future botanical garden. |
Palavras-chave: | Jardins botânicos. Percepção dos alunos. Sujeitos ecológicos. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17652 |
Data do documento: | 6-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TMM17062020-MB241.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons