Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17663
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo de alguns indicadores de insucesso acadêmicos nos cursos de Química do CCA/UFPB. |
Autor(es): | Barbosa, Matheus Rodrigues da Silva |
Primeiro Orientador: | Tinôco, Saimonton |
Primeiro Coorientador: | Dutra-Pereira, Franklin Kaic |
Resumo: | O insucesso acadêmico estudantil é um fenômeno complexo, que acontece desde a Educação Básica até o Superior e que ao longo dos anos vem sendo pautada nas instituições universitárias. A evasão nas universidades, com o passar do tempo, tem uma realidade cada vez mais ostensiva no âmbito do ensino de graduação. Porém, ainda que reafirmada por números alarmantes, não vem se mostrando com força o bastante para tocar as universidades em suas raízes e provocar, mais do que uma simples curiosidade, para que haja um esforço efetivo no sentido de entender e explicar suas possíveis causas e consequências. Os insucessos acadêmicos dos discentes de graduação das universidades, não têm sido tratados com rigor e um empenho necessário ao seu entendimento. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar os índices de insucesso escolar do curso de Licenciatura em Química do CCA/UFPB. Para este estudo realizamos uma pesquisa descritiva, buscando identificar quais indicadores prevalecem nos cursos de Química, a partir dos dados do Observatório da Graduação da UFPB e os Relatórios emitidos do SIGAA. Nos resultados, encontramos onde estão índices de evasão, quais componentes curriculares apresentam as maiores reprovações e quais são as disciplinas que mais contribuem com a evasão, assim tendo uma total efetivação nos resultados obtidos. |
Abstract: | Student academic failure is a complex phenomenon, occurring from Basic Education to Higher Education and which over the years has been guided by university institutions. Evasion in universities, with the passage of time, has an increasingly ostensible reality in the scope of undergraduate education. However, although reaffirmed by alarming numbers, it has not been showing itself strongly enough to touch universities at its roots and provoke, more than a simple curiosity, for there to be an effective effort to understand and explain their possible causes and consequences. The academic failures of undergraduate students at universities have not been treated with rigor and a commitment necessary for their understanding. With this, this work has as general objective: to analyze the school failure rates of the Degree in Chemistry course at CCA / UFPB. For this study we conducted a descriptive research, seeking to identify which indicators prevail in Chemistry courses, based on data from the UFPB Graduation Observatory and the Reports issued by SIGAA. In the results, we find where evasion rates are, which curricular components have the highest failures and which are the disciplines that most contribute to evasion, thus having a total effectiveness in the results obtained. |
Palavras-chave: | Evasão no Ensino Superior. Licenciatura em Química. Bacharelado em Química. Reprovação no Ensino Superior. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundametais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17663 |
Data do documento: | 8-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRSB19062020-MQ040.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons