Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1769
Tipo: TCC
Título: A rotina da creche e a construção da identidade infantil: um estudo realizado na Creche Municipal Félix Araújo - Campina Grande-PB
Autor(es): Rêgo, Júnia Barbosa Luz do
Primeiro Orientador: Silva, Gracileide Alves da
referee1 : Moura, Giovanna Barroca de
referee2: Espíndula, Miriam
Resumo: Esta monografia foi escrita a partir das inquietações sobre o trabalho realizado com crianças que estudam na Educação Infantil da Creche Municipal Félix Araújo, na cidade de Campina Grande –PB e da inquietação da autora nas visitas realizadas durante o estágio supervisionado, que suscitou o desejo de aprofundar estudos sobre a rotina de trabalho pedagógico desenvolvido pelas educadoras para as crianças, o que excitou um questionamento sobre a ação educativa desenvolvida na instituição de ensino em estudo. Com este trabalho objetivou-se estudar a rotina da creche como estratégia pedagógica reguladora e formadora da identidade infantil e analisar como a relação de poder professor/criança e a rotina da creche interfere na construção da identidade do sujeito infantil. Para tanto problematizou-se os conceitos sobre a construção da identidade infantil, a concepção de infância ao longo da história, bem como suas peculiaridades. Além de um estudo bibliográfico foi realizado uma pesquisa de campo e para coleta de dados foi escolhido a aplicação de um questionário e a técnica da observação para legitimar a hipótese apontada no projeto de pesquisa que antecedeu este trabalho. Como resultado obteve-se que a prática pedagógica nas salas de aula de educação infantil nem sempre coloca a criança numa posição de protagonista enquanto sujeito social e sua presença na sociedade em algumas ocasiões ainda é despercebida frente as peculiaridades da faixa etária e nem sempre suas necessidades são atendidas e respeitadas para poder se desenvolver e se constituir enquanto sujeito. E sobre esses dados observados foi feito uma análise e reflexão sobre o papel da creche/escola na construção da identidade desse sujeito. Questionar a rotina e sua aplicabilidade possibilitou a ampliação dos conhecimentos sobre a disciplinarização do infantil e “as artes do fazer” utilizadas pelas educadoras para impor seus interesses, que nem sempre compactuam para uma construção favorável ao bom desenvolvimento da identidade infantil, comprometendo assim, a relação criança/criança, adulto/criança e criança/meio.
Abstract: This monograph was written from the concerns about the work done with children who study in early childhood education from Crèche Félix Aguilar, in the city of Campina Grande-PB and that this study came from a caring Retallack in visits during the supervised internship, which aroused the desire to deepen studies of the pedagogical work developed by educators for children, which excited a questioning about the educational activity developed in the educational institution. With this work aimed to study the routine of day care as a pedagogical strategy and identity forming children's regulatory and analyze how the power relationship teacher/child and the routine of day care interferes with the construction of the identity of the subject child. For both discussed the ideas on the construction of the children's identity, the conception of childhood throughout history, as well as their quirks. In addition to a bibliographical study was conducted a field survey and data collection was chosen the application of a questionnaire and observation technique to legitimize the hypothesis in which research project pointed out before this job. As a result it was obtained that the pedagogical practice in early childhood classrooms don't always put the child in a position of protagonist while social subject and its presence in society on occasion is still unnoticed front the peculiarities of the age group and their needs are not always met and respected in order to develop and become as subject. And on these observed data was made an analysis and reflection on the role of daycare/school in the construction of the identity of this subject. Question the routine and its applicability made possible the expansion of knowledge about the child and disciplining "the arts of making" used by educators to enforce their interests, which don't always agree to a construction favorable to the development of children's identity, thus jeopardizing the relationship child/child, adult/child and child/half.
Palavras-chave: Educação infantil
Creche - educação infantil
Professor - creche
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1769
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBLR12122016543,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.