Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17708
Tipo: TCC
Título: A utilização do jardim sensorial na APAE/PB como recurso de ensino e aprendizagem.
Autor(es): Farias, Mércia Inara Rodrigues de
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: A dificuldade da inserção da pessoa com deficiência no ensino regular foi algo que por muito tempo acabou sendo depreciada gerando muitas dúvidas e medo em alguns pais e/ou familiares o sentimento de receio por parte da sociedade. Com os obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas alguns pesquisadores desenvolveram meios que facilitassem o fazer pedagógico. Dessa forma, a interação dos alunos com deficiência com meio ambiente natural além de diferenciado, torna o ensino e aprendizagem dinâmico e prazeroso. Remetendo a ideia funcional que possui o jardim sensorial, nasceu esta proposta de execução funcional/educacional e utilização desse recurso didático numa APAE/PB. Nesse estudo buscou-se avaliar a utilização pedagógica do jardim sensorial, salientando seus benefícios para fins didáticos, tendo em vista o bem-estar para os usuários. Em meio a isso, se torna necessário compreender a história da deficiência e toda sua adversidade para saber o quão importante e necessário se fazer a luta pelos direitos das pessoas com deficiência na sociedade. A pesquisa em questão foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do município de Areia PB, e foi uma pesquisa quali-quantitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado para 9 professoras da instituição. No presente trabalho também consta uma cartilha de apoio que seria destinado para a capacitação dos professores que por conta do Coronavírus ficou impossibilitada de acontecer. Na APAE, o jardim sensorial é utilizado tanto no campo pedagógico quanto no clínico, no qual a utilização do jardim na instituição é feita regularmente. Com as informações obtidas, constatou-se que é clara a importância do uso do Jardim sensorial para o desenvolvimento e interação das pessoas com deficiência e de maneira geral, o objetivo do jardim está sendo alcançado, mesmo que incipientemente, a cada visitação proporcionada pelas professoras, a cada atividade realizada pelos alunos e a cada estudo ocorrido no espaço. Todavia, os dados mostram a necessidade de formação docente às participantes da pesquisa para aprimoramento da utilização do jardim sensorial como prática educativa, além dos aspectos sensoriais.
Abstract: The difficulty of inserting people with disabilities in regular education was something that for a long time ended up being depreciated, generating many doubts and fear in some parents and / or family members or a feeling of reception by society. With the obstacles present in the teaching and learning process of these people, some researchers develop means that facilitate pedagogical learning. Thus, the interaction of students with disabilities with the natural environment, in addition to being different, makes teaching and learning dynamic and pleasurable. Referring to the functional idea that the sensorial garden has, this proposal for functional / educational execution and the use of this didactic resource in an APAE / PB was born. In this study, we sought to evaluate the pedagogical use of the sensory garden, highlighting its benefits for didactic purposes, with a view to the well-being of users. In the midst of this, it becomes necessary to understand the history of disability and all of its adversity to know how important and necessary it is to fight for the rights of people with disabilities in society. The research in question was carried out at the Association of Parents and Friends of the Exceptional, in the municipality of Areia PB, and it was a qualitative and quantitative research. As a research instrument, a semi-structured questionnaire was applied to 9 teachers at the institution. This work also contains a support booklet that would be destined for the training of teachers who, due to the Coronavirus, were unable to do so. At APAE, the sensory garden is used both in the educational and clinical fields, in which the use of the garden in the institution is done regularly. With the information obtained, it was found that the importance of using the Sensory Garden for the development and interaction of people with disabilities is clear and in general, the objective of the garden is being reached, even if incipiently, with each visit provided by the teachers , each activity performed by the students and each study that took place in space. However, the data show the need for teacher training for research participants to improve the use of the sensory garden as an educational practice, in addition to sensory aspects.
Palavras-chave: Inclusão escolar.
Sentidos.
Jardim móvel.
Formação docente.
Manual prático de jardim.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundametais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17708
Data do documento: 20-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRF24062020-MB242.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons