Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17710
Tipo: | TCC |
Título: | Produção de sabão para o ensino da hidrólise básica: concepções dos docentes de Química quanto à experimentação investigativa. |
Autor(es): | Lima, Fernanda Edilene de |
Primeiro Orientador: | Borges, Péricles de Farias |
Primeiro Coorientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Resumo: | Os temas geradores, associados a experimentação investigativa e aos três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, devem ser utilizados como metodologia por impulsionar a troca de saberes através do diálogo que respeita as diferenças de cada sujeito que tem autonomia no processo de construção de seu conhecimento, com suas próprias visões de mundo. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos docentes de Química quanto a utilização da produção de sabão como experimentação investigativa para o ensino da hidrólise básica. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de caráter descritivo quanto aos objetivos traçados e estudo de caso em relação aos procedimentos utilizados. Os participantes da pesquisa foram 4 docentes que lecionam Química na cidade de Areia - PB. Os dados foram coletados por meio de um questionário do tipo livre, composto por 25 questões objetivas e subjetivas, relacionadas a formação e as concepções dos docentes quanto a experimentação investigativa e os três momentos pedagógicos definidos por Delizoicov. As respostas dos docentes ao questionário foram baseadas nos princípios da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos constatamos que os docentes sentem a necessidade de terem formações continuadas para a utilização da experimentação investigativa e a utilização dos três momentos pedagógicos no ensino de Química. Além disso, percebemos que, os docentes apresentam dificuldades em definir o que seria a experimentação investigativa, confundindo com a experimentação demonstrativa e a verificativa, o que se pode refletir diretamente na sua prática, por não saber planejar uma atividade experimental numa perspectiva investigativa. Também diagnosticamos que os docentes não estão preparados para desenvolver práticas de ensino investigativo e os três momentos pedagógicos com os educandos, devido à ausência de discussão aprofundada do tema em sua formação, que pode ser vista a partir de suas respostas quanto aos questionamentos. Desta forma, baseada nas concepções dos professores podemos concluir que a utilização da experimentação investigativa juntamente com os três momentos pedagógicos empregando a produção de sabão para o ensino da hidrólise básica, pode contribuir diretamente com o processo de ensino-aprendizagem, por proporcionar a construção de um conhecimento mais aprofundado em termos científicos, sendo assim de suma importância para a formação do educando como ser investigativo. |
Abstract: | The generating themes, associated with investigative experimentation and the three pedagogical moments: problematization, knowledge organization and application, should be used as a meth- odology to promote the exchange of knowledge through dialogue that respects the differences of each subject which has autonomy in the process of building their knowledge, with their worldviews. Therefore, this research objective was to analyze the conceptions of Chemistry teachers on the use of soap production as an investigative experimentation for teaching basic hydrolysis. The research had a qualitative approach of a descriptive character regarding the objectives outlined and case study concerning the procedures used. Four teachers Chemistry teachers of the city of Areia - PB participated in this research. Data were collected through a free questionnaire, composed of 25 objective and subjective questions, about the training and conceptions of teachers on investigative experimentation and the three pedagogical moments defined by Delizoicov. The participants responses to the questionnaire were based on the prin- ciples of content analysis. Based on the results, we found that teachers feel the need to have continued training for the use of investigative experimentation and the use of the three peda- gogical moments in the Chemistry teaching. Also, we realized that teachers have difficulties in defining what would be investigative experimentation, confusing it with demonstrative and ver- ification experimentation, which can be directly reflected in their practice, since they do not know how to plan an experimental activity from an investigative perspective. We also diag- nosed that teachers are not prepared to develop investigative teaching practices and the three pedagogical moments with students, due to the lack of in-depth discussion of the topic in their education, which can be seen from their questionnaire response. Thus, based on their concep- tions, we can conclude that the use of investigative experimentation with the three pedagogical moments on the soap production for the teaching of basic hydrolysis, can directly contribute to the teaching-learning process, by providing the construction of a more in-depth knowledge in scientific terms, hence being of great importance for the formation of the student as an investi- gative individual. |
Palavras-chave: | Reação química. Práticas pedagógicas. Ensino de Química. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundametais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17710 |
Data do documento: | 30-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FEL24062020-MQ042.pdf | 934,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons