Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Patrícia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T13:14:02Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25 | - |
dc.date.available | 2020-06-25T13:14:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17714 | - |
dc.description.abstract | The goal of this work is to investigate the pedagogical mediation of a teacher from the first year of Elementary School, during the practice of storytelling to see if she favors the development of a taste for reading in children. To this end, this work was supported by theoretical discussions and research by the following authors: Ariès (1981), Abramovith (2001), Bamberger (2008), Cavalcanti (2004), Freire (1997), Fonseca (2012), Minayo (2010) , Ludke (2013), Triviños (2008), Zilberman e Lajolo (2007), among others. The methodology adopted in this work was the field research, from a qualitative approach, which had as methodological procedures the interview with the teacher and the observations of the storytelling practices. As result, the observations indicated the presence of a routine involving storytelling in the classroom; a variety of narrated stories; the use of several materials to support these moments; the valorization of practices related to the development of orality and reading through narratives; the physical organization of the classroom space and the using of playful materials promoting children's involvement, during the proposals for reading and storytelling. It was also observed the involvement of the institution, managers, teachers and library assistants in encouraging reading, since the whole school supports the work of mediation of reading and storytelling, being performed routinely for children. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-25T13:14:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PSL25062020.pdf: 4318323 bytes, checksum: 75ace228ea19a5cc24c021c55942d302 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-25T13:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PSL25062020.pdf: 4318323 bytes, checksum: 75ace228ea19a5cc24c021c55942d302 (MD5) Previous issue date: 2020-04-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do gosto pela leitura através da contação de histórias em uma turma do 1° ano na educação do/no campo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Maria Aparecida Valentim | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é investigar a mediação pedagógica de uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental, durante a prática da contação de histórias para perceber se ela favorece o desenvolvimento do gosto pela leitura nas crianças. Para isso, esse trabalho apoiou-se em discussões teóricas e pesquisas dos seguintes autores: Ariès (1981), Abramovith (2001), Bamberger (2008), Cavalcanti (2002), Freire (1997), Fonseca (2012), Minayo (2010), Ludke (2013), Triviños (2008), Zilberman e Lajolo (2007), dentre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, a partir de uma abordagem qualitativa, que teve como procedimentos metodológicos a entrevista com a docente e as observações das práticas de contação de histórias. As observações indicaram a presença de uma rotina envolvendo a contação de história na sala de aula; uma variedade de histórias narradas; o uso de uma diversidade de materiais para apoiar esses momentos; a valorização de práticas voltadas para o desenvolvimento da oralidade e da leitura por meio das narrativas; o cuidado e a organização do espaço da sala de aula com materiais lúdicos que promovem o envolvimento das crianças, durante as propostas de leitura e de contação. Ainda foi observado o envolvimento da instituição, gestores, professores e auxiliares de biblioteca no incentivo à leitura, uma vez que toda a escola valoriza o trabalho de mediação da leitura e contação de história, sendo realizada de forma rotineira para as crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSL25062020.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons