Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Círio Samuel Cardoso da-
dc.date.accessioned2020-06-26T12:57:58Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T12:57:58Z-
dc.date.issued2020-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17722-
dc.description.abstractHi, how are you? Please let me know: this research will be developed in the form of a letter, with one letter for each chapter. I think that science needs to be disseminated in language that is accessible to the entire population. In addition, the aesthetic function given to this research also presents itself as a differentiated strategy for academic works. Thus, for some time, researchers have tried to Divulgate Science through different means and in a language that is understandable by students. With that arose, the interest in carrying out this research relating Scientific Divulgation and Scientific Series. Thus, I traveled in several places, in an attempt to achieve the research objectives: - to identify the possibilities of using the Cosmos series in Science Education; - Describe the didactic possibilities of the "Cosmos" series in Science Education; - Assess the potential of the "Cosmos" series as a strategy for scientific divulgation. In order to achieve these objectives, we conducted a qualitative, exploratory research and made use of documentary analysis, in an attempt to find scientific works that addressed Scientific Divulgation and the Cosmos series, establishing some categories of analysis. In this sense, I was able to go through some cumin and register in different letters. I was able to come up with some considerations, as there is a need for more research that addresses Scientific Divulgation and different scientific series. Thus, this work will enable the popularization of Science through Disclosure and influence people (teachers and undergraduate students) to acquire knowledge about science and also realize how much it is present in our surroundings, as long as the focus is on the knowledge scitific.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Welânio Lima (juquenha@gmail.com) on 2020-06-26T12:57:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSCS26062020-MQ046.pdf: 1589501 bytes, checksum: 419aed4da8a752ae424b9be7dc589cb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-26T12:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSCS26062020-MQ046.pdf: 1589501 bytes, checksum: 419aed4da8a752ae424b9be7dc589cb7 (MD5) Previous issue date: 2020-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCosmos.pt_BR
dc.subjectSérie científica.pt_BR
dc.subjectCarl Sagan.pt_BR
dc.subjectDivulgação científica.pt_BR
dc.subjectEnsino de ciências.pt_BR
dc.titleVamos viajar além do cosmos, por que não? Sobre cartas pedagógicas e séries de divulgação científica no ensino de ciências.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Tinôco, Saimonton-
dc.contributor.advisor-co1Dutra-Pereira, Franklin Kaic-
dc.description.resumoOi, tudo bem? Pemita-me informar: esta pesquisa será desenvolvida em forma de carta, sendo uma carta para cada capítulo. Penso que a ciências precisa ser divulgada com linguagem acessível para toda a população. Além disso, a função estética dada a esta pesquisa também apresenta- se como uma estratégia diferenciada para os trabalhos acadêmicos. Assim, desde algum tempo os pesquisadores tem tantado Divulgar a Ciências por meios diversos e por linguagem que seja entendível pelos estudante. Com isso surgiu, o interesse em realizar essa pesquisa relacionando a Divulgação Científica e Séries Científicas. Assim, viajei em diversos locais, na tentativa de atingir aos objetivos da pesquisa: - identificar as possibilidades de utilização da série Cosmos no Ensino de Ciências; - Descrever as possibilidades didáticas da série "Cosmos" no Ensino de Ciências; - Avaliar o potencial da série "Cosmos” como estratégia de divulgação científica. Para conseguir alcançar tais objetivos, realizmos uma pesquisa qualitativa, exploratória e fizemos uso da análise documental, na tentativa de encontrar trabalhos científicos que abordassem a Divulgação Científica e a série Cosmos, estabelecendo algumas categorias de análise. Neste sentido, pude percorrer alguns cominhos e registrar em diferentes cartas. Pude chegar em alguma considerações, pois há uma necessidade de mais pesquisas que abordem a Divulgação Científica e diferentes séries científica. Assim, este trabalho possibilitará a popularização da Ciência por meio da Divulgação e influenciar as pessoas (professores e estudantes de licenciatura) a adquirirem conhecimentos sobre a ciência e também percebam o quanto ela está presente aos nossos arredores, desde que o foco seja no conhecimento ou conteúdo a ser apresentado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSCS26062020-MQ046.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons