Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17722
Tipo: TCC
Título: Vamos viajar além do cosmos, por que não? Sobre cartas pedagógicas e séries de divulgação científica no ensino de ciências.
Autor(es): Silva, Círio Samuel Cardoso da
Primeiro Orientador: Tinôco, Saimonton
Primeiro Coorientador: Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Resumo: Oi, tudo bem? Pemita-me informar: esta pesquisa será desenvolvida em forma de carta, sendo uma carta para cada capítulo. Penso que a ciências precisa ser divulgada com linguagem acessível para toda a população. Além disso, a função estética dada a esta pesquisa também apresenta- se como uma estratégia diferenciada para os trabalhos acadêmicos. Assim, desde algum tempo os pesquisadores tem tantado Divulgar a Ciências por meios diversos e por linguagem que seja entendível pelos estudante. Com isso surgiu, o interesse em realizar essa pesquisa relacionando a Divulgação Científica e Séries Científicas. Assim, viajei em diversos locais, na tentativa de atingir aos objetivos da pesquisa: - identificar as possibilidades de utilização da série Cosmos no Ensino de Ciências; - Descrever as possibilidades didáticas da série "Cosmos" no Ensino de Ciências; - Avaliar o potencial da série "Cosmos” como estratégia de divulgação científica. Para conseguir alcançar tais objetivos, realizmos uma pesquisa qualitativa, exploratória e fizemos uso da análise documental, na tentativa de encontrar trabalhos científicos que abordassem a Divulgação Científica e a série Cosmos, estabelecendo algumas categorias de análise. Neste sentido, pude percorrer alguns cominhos e registrar em diferentes cartas. Pude chegar em alguma considerações, pois há uma necessidade de mais pesquisas que abordem a Divulgação Científica e diferentes séries científica. Assim, este trabalho possibilitará a popularização da Ciência por meio da Divulgação e influenciar as pessoas (professores e estudantes de licenciatura) a adquirirem conhecimentos sobre a ciência e também percebam o quanto ela está presente aos nossos arredores, desde que o foco seja no conhecimento ou conteúdo a ser apresentado.
Abstract: Hi, how are you? Please let me know: this research will be developed in the form of a letter, with one letter for each chapter. I think that science needs to be disseminated in language that is accessible to the entire population. In addition, the aesthetic function given to this research also presents itself as a differentiated strategy for academic works. Thus, for some time, researchers have tried to Divulgate Science through different means and in a language that is understandable by students. With that arose, the interest in carrying out this research relating Scientific Divulgation and Scientific Series. Thus, I traveled in several places, in an attempt to achieve the research objectives: - to identify the possibilities of using the Cosmos series in Science Education; - Describe the didactic possibilities of the "Cosmos" series in Science Education; - Assess the potential of the "Cosmos" series as a strategy for scientific divulgation. In order to achieve these objectives, we conducted a qualitative, exploratory research and made use of documentary analysis, in an attempt to find scientific works that addressed Scientific Divulgation and the Cosmos series, establishing some categories of analysis. In this sense, I was able to go through some cumin and register in different letters. I was able to come up with some considerations, as there is a need for more research that addresses Scientific Divulgation and different scientific series. Thus, this work will enable the popularization of Science through Disclosure and influence people (teachers and undergraduate students) to acquire knowledge about science and also realize how much it is present in our surroundings, as long as the focus is on the knowledge scitific.
Palavras-chave: Cosmos.
Série científica.
Carl Sagan.
Divulgação científica.
Ensino de ciências.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundametais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17722
Data do documento: 9-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSCS26062020-MQ046.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons