Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17726
Tipo: TCC
Título: Respeitável público... O ensino da história da tabela periódica a partir do teatro científico.
Autor(es): Santos, André Freires dos
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Primeiro Coorientador: Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Resumo: Não é novidade que o ensino predominante nas escolas é o tradicional, caracterizado pelo modelo transmissão-recepção, que utiliza conhecimentos distantes da realidade do aluno, causando assim o seu desinteresse pelos conteúdos químicos. Sendo assim adotamos uma postura crítica e pensamos ser necessário a utilização de metodologias e/ou recursos que despertem o interesse dos alunos pela ciência. Dentre estes recursos encontramos o teatro científico, por auxiliar os alunos a conhecerem e entenderem melhor os conceitos químicos e sobretudo por enfatizar que, quando aliado a História da Química (HQ), os conceitos/leis/teorias passaram/passam por (re)elaborações e (re)construções e, portanto, não é um dado pronto, como tem sido apresentado para os(as) estudantes do Ensino Médio. Por tais motivos, objetivamos nesta pesquisa analisar o uso do Teatro Científico como um recurso didático para o Ensino de HQ a partir do conteúdo da História da Tabela Periódica. Para alcançarmos tal objetivo, optamos por classificar esta pesquisa quanto aos objetivos como exploratória, no que se refere a abordagem foi definida como qualitativa e no que diz respeito à escolha do objeto de estudo como colaborativa. As atividades foram desenvolvidas, em um horário extra sala de aula, em uma escola estadual da cidade de Areia PB, contando com a participação de 10 alunos(as), com idade variando de 14 a 17 anos, sendo 2 do primeiro ano do ensino médio e 8 do terceiro. A pesquisa foi executada a partir de uma Sequência Didática, composta de 9 momentos, os quais foram realizados em 13 encontros, resultando em uma peça teatral científica produzida e encenada pelos próprios(as) alunos(as). Para produção dos dados, utilizamos: o questionário para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a Tabela Periódica e o teatro; a atividade de pesquisa sobre os cientistas e seus respectivos modelos; a elaboração do roteiro e da encenação da peça e pôr fim a entrevista semiestruturada. Considerando os resultados podemos inferir que o teatro deve ser utilizado como recurso didático, por proporcionar a aprendizagem dos alunos, principalmente por conta do seu dinamismo e suas interações pedagógicas na qual propiciaram a assimilação de conhecimentos científicos, unindo HQ e o Teatro Científico. Porém, no decorrer das atividades consideramos que o tempo prolongado das ações pode ser um ponto negativo, caso esse recurso não seja utilizado em parceria com outras disciplinas.
Abstract: It is well-known that the predominant teaching method adopted in schools is the traditional way, characterized by the transmission-reception model, which uses the knowledge that are distant from the reality of the students, thus causing their disinterest in Chemistry contents. Therefore, we adopt a critical position and believe that methodologies and/or resources that arouse the interest of students in science are necessary. Among these resources, we find the scientific theater, since it helps students to know and better understand chemical concepts and besides that emphasizes that, when combined with the History of Chemistry (HC), the concepts/laws/theories have passed through (re) elaborations and (re) constructions and, therefore, are not ready data, as it has been presented to high school students. For these reasons, we aimed to analyze the use of Scientific Theater as a didactic resource for the Teaching of HC from the History of the Periodic Table content. To do so, we chose to classify this research as an exploratory according to the objectives, qualitative regarding the approach and collaborative according to the object of study. The activities were carried out during extra time in a state school located in the city of Areia - Paraíba, with 10 students with ages between 14 and 17 years old. Where 2 in were enrolled the first year and 8 in the third high school year. Thus, the research was developed in a Didactic Sequence divided in 9 moments, composed of 13 meetings, in which the proposed activities resulted in a scientific theater play produced and staged by the students themselves. We used a questionnaire to raise the prior knowledge of the students about the Periodic Table and theater as data collection; the research activity on two scientists and their respective models; the script elaboration and performance, and a semi- structured interview. Based on the results we could infer that the theater should be used as a didactic resource, since it can provide learning, mainly because of its dynamism and its pedagogical interactions in which is provided the assimilation of scientific knowledge, uniting HC and the Scientific Theater. However, throughout the activities, we consider that the prolonged time of the actions can be a negative point, if this resource is not used in partnership with other disciplines.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem em Química.
Teatro científico.
História da tabela periódica.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17726
Data do documento: 4-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS26062020-MQ047.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons