Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17728
Tipo: | TCC |
Título: | Produtos de limpezas saneantes domissanitários no ensino de Química: uma abordagem contextualizada para aprendizagem de substâncias e reações químicas. |
Autor(es): | Silva, Wallison Fernando Bernardino da |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Resumo: | O Ensino de Química ainda vem sendo estruturado em torno de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos, contribuindo assim para sua desmotivação em aprender e estudar Química. Ante o exposto, surge a necessidade de utilização de abordagens metodológicas diferenciadas, as quais têm se mostrado como uma alternativa ao ensino tradicional. Dentre estas, a contextualização, vem se destacando por possibilitar aos alunos a construção e reconstrução dos conhecimentos químicos significativos que os permita interpretar o mundo físico com base na ciência. Diante dessas descrições, o objetivo geral desta pesquisa é utilizar os produtos de limpeza saneantes domissanitários, a partir de uma abordagem contextualizada para aprendizagem de Substâncias e Reações Químicas. No que se refere à abordagem da pesquisa, classifica-se como qualitativa, quanto ao objetivo, fizemos uso do caráter exploratório e com relação aos procedimentos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Ocidental, localizada na cidade de Arara e os (as) participantes foram alunos (as) de duas turmas de 3o ano do Ensino Médio, identificados pelos pseudônimos D1 até D46. Mediante a autorização da gestora, do professor e dos alunos, a pesquisa foi desenvolvida com auxílio de uma Sequência Didática, elaborada com treze momentos pedagógicos, cuja metodologia específica era fundamentada na contextualização. Os dados foram construídos a partir das respostas dos alunos durante o levantamento do conhecimento prévio; das análises dos rótulos dos saneantes domissanitários em relação aos parâmetros da ANVISA; associação desses com as reações químicas; construção do mapa conceitual e desenvolvimento da redação dissertativa argumentativa. A análise dos dados obtidos foi realizada por meio da Análise do Discurso. Os resultados obtidos exibiram uma mudança significativa no conhecimento dos alunos sobre as substâncias (mostrando a formação e a classificação em pura e composta) e reações químicas (identificando características e tipos). Pela escrita, os estudantes apresentaram argumentos fundamentados e fizeram leituras mais críticas da realidade em relação aos danos que esses produtos fazem à natureza. Assim, concluímos que a utilização da contextualização no ensino de química é capaz de contribuir para a aprendizagem significativa dos conteúdos, provavelmente por proporcionar a participação ativa dos alunos, aproximando suas vivências com os conhecimentos científicos e, consequentemente, tornando mais eficazes a compreensão e o aprendizado dos conteúdos estudados. |
Abstract: | The teaching of Chemistry is still being based on activities that aim mostly at memorizing information, formulas and knowledge, which may limit students' learning and, therefore, contribute to their demotivation in relation to learning and studying Chemistry. That being said, it seems necessary to use different methodological approaches, which have been shown to be viable alternatives to traditional teaching. Among them, contextualization has been highlighted for enabling students to construct and reconstruct significant knowledge of chemicals and allow them to interpret the physical world based on science. Based on that premise, the general objective of this research is to identify household cleaning products based on a contextualized approach to learning substances and chemical reactions. Regarding the approach of this research, it is classified as qualitative; as for the objective, it is reached through an explorative manner; and in relation to the adopted procedures, this research is defined as a field study. The research was carried out in a State school, located in the Mesoregion of Agreste Paraibano and in the Microregion of Curimataú Ocidental, in the city of Arara, and the participants were students from two senior high school classes, identified by the pseudonyms D1 through D46. With due authorization from the school’s manager, teachers and students, the research was carried out with the help of a Didactic Sequence, constituted of thirteen pedagogical steps, whose specific methodology was based on contextualization. The data were constructed with the students' responses during the assessment of prior knowledge; analysis of household cleaning products’ labels in accordance with ANVISA’s (The Brazilian Health Regulatory Agency) parameters; their association with chemical reactions; development of a conceptual map; and the production of an argumentative written report. The analysis of the obtained data was carried out based Discourse Analysis theories. The results shown a significant change in students' knowledge in regards to substances (when identifying their formation, and also their pure and compound states) and chemical reactions (when identifying reaction types and characteristics). On their reports, the students presented reasonable arguments and made more critical readings of reality in regards to the damage that these products cause to the environment. Therefore, we concluded that the use of contextualization in Chemistry teaching is capable of contributing to a meaningful learning of subjects, probably because it promotes the active participation of students and brings their experiences closer to scientific knowledge and, consequently, making the understanding and learning of chemistry subjects that are being studied more effective. |
Palavras-chave: | Produtos de limpeza saneantes domissanitários. Ensino de Química. Contextualização. Substâncias químicas. Reações químicas. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17728 |
Data do documento: | 10-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WFBS26062020-MQ048.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons