Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andréa Maria da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-30T13:53:19Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T13:53:19Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17735-
dc.description.abstractThe images in the history textbooks show memories, lexical expressions and the historicity of the African peoples. The textbook is a valuable methodological resource for the teachinglearning process. The objective of this study is to understand how Afro-Brazilians are presented in the images of the 4th and 5th year history textbook of Elementary School I. In this itinerary, the research presents the history of the textbook in the document of the National Book Plan Didactic (PNLD), with emphasis on the trajectory and change between the twentieth century until contemporary times, as well as pointing out the complexity that involves the elaboration of the history textbook in Brazil. Discusses and problematizes Afrocentricity as another possibility of reading led by the African and his descendants. The study receives theoretical contributions from the Afrocentricity approach, mainly from Asante (2008), and from other authors: Bittencourt (2004), Aumont (1993), Joly (1996). Methodologically, the investigation is guided by exploratory, bibliographic and documentary research, with a qualitative approach, conceiving the textbook as a research document. It is considered that even with some advances, only recently did history textbooks present African peoples as the result of struggles of the black movement, these investigated books still contribute and reproduce the dissemination of stereotypes, “passivity” and the depreciation of Afro-Brazilians. Brazilians in the images discussed. As a result, the images still report a Eurocentric approach, as it perpetuates the remains of a historical and social construct of white subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-30T13:53:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSL30062020.pdf: 753720 bytes, checksum: f5002830909f1a3b478236b6d83cceb1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-30T13:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSL30062020.pdf: 753720 bytes, checksum: f5002830909f1a3b478236b6d83cceb1 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didático - imagens afro-brasileirospt_BR
dc.subjectLivro didático - povos africanospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleOs afro-brasileiros nas imagens dos livros didáticos de história do 4º e 5º ano do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Alba Cleide Calado-
dc.description.resumoAs imagens dos livros didáticos de história apesentam memórias, expressões léxicas e a historicidade dos povos africanos. O livro didático se constitui como um valioso recurso metodológico para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é compreender de que forma os afro-brasileiros são apresentados nas imagens dos livros didáticos de História do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Neste itinerário, a pesquisa apresenta a história do livro didático no documento do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), com ênfase na trajetória e mudança entre o século XX até a contemporaneidade, bem como aponta a complexidade que envolve a elaboração do livro didático de História no Brasil. Discute e problematiza a afrocentricidade como uma outra possibilidade de leitura protagonizada pelo africano e seus descendentes. O estudo recebe contribuições teóricas da abordagem da afrocentricidade, principalmente de Asante (2009), e de outros autores: Bittencourt (2004), Aumont (1993), Joly (1996). Metodologicamente, a investigação pauta-se pela pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, concebendo o livro didático como um documento de pesquisa. Considera-se que mesmo apresentando alguns avanços, apenas recentemente os livros didáticos de história apresentam os povos africanos como fruto de lutas do movimento negro, os livros investigados ainda contribuem e reproduzem a disseminação dos estereótipos, da “passividade” e da depreciação dos afro-brasileiros nas imagens discutidas. Em consequência disso, as imagens ainda reportam a uma abordagem eurocêntrica, pois perpetua resquícios de um construto histórico e social de sujeitos brancos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSL30062020.pdf736,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons