Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lins, Lucicléa Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T20:42:10Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30 | - |
dc.date.available | 2020-07-01T20:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17741 | - |
dc.description.abstract | El objeto de interés de esta investigación pretende proporcionar y abrir el debate para la comunidad escolar acerca de la autogestión y la participación necesaria de los niños en las discusiones escolares. Este desafío necesita ser guiado más por la educación rural de modo a ampliar el conocimiento producido sobre este tema. Por ello, tiene como objetivo principal investigar en la gestión de la Escuela Zumbi dos Palmares si existe una cultura escolar que promueva la autogestión, siguiendo los objetivos específicos; identificar las prácticas de participación de los niños y de toma de decisiones en esa escuela; y, reconocer en las actitudes de los niños el ejercicio de la autogestión. La investigación in locus es en la escuela que está ubicada en el asentamiento Zumbi dos Palmares, zona rural del municipio de Mari - Pb. El enfoque teórico-metodológico de este estudio se caracteriza por ser una Investigación Cualitativa, entendida en su posibilidad de percibir y comprender la dinámica entre mundo real y los sujetos, aprehendiendo sus significados objetivos y simbólicos. Como fundamento teórico, se discutió la autogestión basada en la pedagogía libertaria como una concepción pedagógica que subyace en una praxis educativa dirigida a la clase trabajadora. Es en la pedagogía libertaria que se encuentran las primeras concepciones sobre la autogestión como una categoría teórica y práctica, que es incorporada al ideal pedagógico. Se concluye que en esta concepción y práctica de la educación existe una acción pedagógica capaz de crear una vivencia (cultura) colectiva y autogestionaria, un esfuerzo de elaboración teórica y una praxis educativa comprometida, sobre todo, con la emancipación de las mayorías oprimidas, explotadas y subordinadas y sin esperanza. En síntesis, una educación emancipadora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-01T20:42:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTL30062020.pdf: 387709 bytes, checksum: aafd305f7d1ac32b94226a4aeb342503 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-01T20:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTL30062020.pdf: 387709 bytes, checksum: aafd305f7d1ac32b94226a4aeb342503 (MD5) Previous issue date: 2015-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola - autogestão | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | A infância em zumbi: possibilidades de autogestão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salgueiro, Marilene | - |
dc.description.resumo | O objeto de interesse desta pesquisa pretende oportunizar e abrir o debate para a comunidade escolar acerca da autogestão e a necessária participação das crianças nas discussões da escola. Desafio esse que precisa ser mais pautado pela educação do campo de modo a ampliar o conhecimento produzido sobre esta temática. Assim, tem como principal objetivo Investigar na gestão da Escola Zumbi dos Palmares se há uma cultura escolar que promova a autogestão, seguindo os objetivos específicos; identificar as práticas de participação e de decisões das crianças na Escola Zumbi dos Palmares; e reconhecer nas atitudes das crianças o exercício da autogestão. A pesquisa in locus é a referida escola que localiza-se no assentamento Zumbi dos Palmares, zona rural do município de Mari - Pb. A abordagem teórica-metodológica deste estudo se caracteriza por ser uma Pesquisa Qualitativa, entendida em sua possibilidade de perceber e compreender a dinâmica entre mundo real e mundo dos sujeitos, apreendendo seus significados objetivos e simbólicos. Como fundamentação teórica se discutiu a autogestão a partir da pedagogia libertária enquanto concepção pedagógica que fundamenta uma práxis educativa voltada para a classe trabalhadora. É na pedagogia libertária que se encontram as primeiras concepções sobre a autogestão como categoria teórica e prática, agregadora de ideal pedagógico. Conclui-se a que há nessa concepção e prática da educação uma ação pedagógica capaz de criar uma vivência (cultura) coletiva e autogestionária, esforço de elaboração teórica e de uma práxis educativa comprometida, sobretudo, com a emancipação das maiorias oprimidas, exploradas, subordinadas, sem esperanças. Em síntese, uma educação emancipadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LTL30062020.pdf | 378,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons