Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17746Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cavalcante, Maria da Conceição da Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-06T20:23:01Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-06 | - |
| dc.date.available | 2020-07-06T20:23:01Z | - |
| dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17746 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this paper is to discuss menopause and its symptoms, reflecting whether these constitute an interference factor in the pedagogical practice of teachers who work in the Youth and Adult Education (EJA) modality. Knowing that during this phase of their lives teachers must still be in the classroom, we seek to answer the following questions: How do teachers interpret menopause? What do they feel, what do they think and how do they act? Do the changes occurred and the symptoms experienced during menopause interfere with your pedagogical practice? In this way, it was defined as the general objective of the research to reflect on the thinking, acting and pedagogical practice of teachers of Youth and Adult Education during the menopause period in view of possible changes in teaching practice in the classroom. The research is exploratory and qualitative in nature, as an instrument of data collection, an interview and a Google questionnaire were used, which were answered by three teachers of Youth and Adult Education, from two schools in the municipal school system, with age of menopause and climacteric (45 to 65 years). The analyzes were supported by Content Analysis (BARDIN, 1977), enabling the survey of themes, conceptualization, positive and negative points, based on inferences about the theme. It was concluded that the teachers perceive the menopause as a phase of “Of freedom”, “Of changes” and “Of difficulties”, being able to be felt common and diverse symptoms, that for some professionals modified their daily pedagogical practices, while for others they did not. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-06T20:23:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCRC06072020.pdf: 831760 bytes, checksum: 65aa4c0e8386c9ab1ea11f643808b26f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-06T20:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCRC06072020.pdf: 831760 bytes, checksum: 65aa4c0e8386c9ab1ea11f643808b26f (MD5) Previous issue date: 2020-03-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Menopausa - sintomas | pt_BR |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.title | Docência e menopausa na educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Eduardo Jorge Lopes da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a menopausa e seus sintomas, refletindo se estes se constituem enquanto fator de interferência no fazer pedagógicos das professoras que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabendo que durante essa fase de suas vidas as professoras ainda devem estar em sala de aula, buscamos responder às seguintes perguntas: Como as professoras interpretam a menopausa? O que sentem, o que pensam e como agem? As mudanças ocorridas e os sintomas sentidos na menopausa interferem no seu fazer pedagógico? Deste modo, definiu-se como objetivo geral da pesquisa refletir sobre o pensar, o agir e o fazer pedagógico de professoras da Educação de Jovens e Adultos durante o período da menopausa frente às possíveis alterações da prática docente em sala de aula. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista e um questionário do Google, os quais foram respondidos por três professoras da Educação de Jovens e Adultos, de duas escolas da rede municipal de ensino, com idades de estarem na menopausa e climatério (45 aos 65 anos). As análises foram apoiadas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), possibilitando o levantamento de temáticas, conceituação, pontos positivos e negativos, a partir das inferências acerca do tema. Concluiu-se que as professoras percebem a menopausa enquanto uma fase de “De liberdade”, “De mudanças” e “De dificuldades”, podendo ser sentidos sintomas comuns e diversos, que para algumas profissionais modificaram suas práticas pedagógicas diárias, já para outras não. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCRC06072020.pdf | 812,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
